ESTOU FAZENDO UMA PESQUISA A RESPEITO DA POSSE E O MOVIMENTO DOS SEM TERRA, EM SE TRATANDO UM TEMA ATUAL, ESTOU PEDINDO A ESTUDANTES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS JÁ FORMADOS QUE TENHAM INTERESSE EM DISCUTIR A RESPEITO DE TAL TEMA E AO MESMO TEMPO AJUDAR UM ESTUDANTE QUE PROCURA APROMORAR OS SEUS CONHECIMENTOS. AGRADECENDO A TODOS DESDE JÁ, ASSIM BEM COMO ME PONDO A DISPOSIÇÃO PARA FUTURAS CONVERSAS.RONALDO FRANCE.

Respostas

    ?

    Carlos Bibiano Ochôa Sábado, 05 de julho de 2003, 23h38min

    O MST é um movimento muito bem organizado sem personalidade jurídica, com interesses obscuros, composto na maioria de seus integrantes por desempregados sem conhecimento nenhum de agricultura, que estão alí somente para receberem um salário mínimo mensal, uma cesta básica, assistência médica etc. Obrigações estas que o Estado deve a todos nós Brasileiro. E da maneira em que é proposta a Reforma Agrária, não soluciinará o conflito no campo, pois não é tomando terras de alguém e dando a outros que se provome a justiça. A Constituição Federal nossa Norma Maior diz em seu Art 5º § XXII é garantido o direito de propriedade, e, aseguir no § XXII- a propriedade garantirá a função social. Entendo que o legislador não colocou nesta ordem por mero acaso, e sim para dizer que o direito a propriedade está acima de qualquer outro interesse. Temos milhares de hectares de terras devolutas , terras da Igreja, terras de Multinacionais que muito bem serveriam para pomover assentamentos a quem nela queira viver e produzir. Também não entendemos o porque da necessidade de colonos receberem cursos de gerrilha para produzirem no campo.
    Devemos abrir os olhos, quiça não seja tarde, pois certamente muitas vidas serão ceifadas na defesa de interesses obscuros daqueles que somente querem promoção pessoal e política. O problema existe e não adianta a sociedade fechar os olhos, se não colaborarmos para a solução do problema estes o farão a nossa revelia.
    Caro Ronaldo, o tema é muito importante e conflitante e merece um profundo estudo para que se possa tomar uma posição.
    Espero ter colaborado.
    Um abraço
    Ochôa