Saudações! Aposentei por Invalidez Previdenciária pela justiça. Quando ganhei o processo, meu advogado me chamou e me deu um cheque me dizendo que já estava

"limpinho" o cálculo, na verdade hoje eu sei que ele queria dizer a respeito dos seus honorários, mas leigo como sou, imaginei que fosse em relação aos

honorários e já o imposto de renda descontado em forma de Darf o qual eu requisitaria na hora de declarar o IRPF. Ele logo faceleu e eu não tenho recibo ou

coisa parecida para informação e não declarei nada. Isso foi em agosto de 2009, e em 2010 veio no meu extrato de pagamento de benefício normalmente o que eu

recebia, eu fiz o imposto e restitui normalmente. No próximo ano (2011) recebi uma mensagem na hora que transmiti a IRPF dizendo que havia pendencias de

exercícios anteriores, entrei no site da fazenda e cheguei até um Extrato de Processamento que me mostrava o valor total que meu advogado recebeu em nome do

processo e com um imposto retido na fonte (3%). Logo recebi um documento informando que eu estava no Edital Malha Fiscal e que havia sido IMPROFÍCUAS as

tentativas de notificação por via postal. Fui até o endereço indicado (Ministéiro da Fazenda, Secretaria da Receita Federal) e recebi uma intimação fiscal

pedindo certos documentos o qual foram entregues, menos o recibo de honorários que eu enviei cópia do cheque e uma carta explicando a morte do meu advogado,

até então não recebi mais informações, apenas os avisos de débito quando entregava os IRPF, e uma carta falando que ia descontar minhas restituições do valor

que eu estava supostamente devendo. Agora em junho de 2015 recebi um aviso de cobrança com vencimento dia 30-06-2015, em forma de darf com opçoes de

parcelamento em até 60 meses, um valor que seria impossível eu pagar. Fui até a Receita e me informaram que todos os prazos que eu tinha para me defender se

esgotaram, e me deram uma Notificação de Lançamento, dizendo ser a resposta de quando eu levei os documentos pedidos em 2011 que eu nunca recebi em casa,

então não sei o que fazer, pois por total desconhecimento de como proceder, ou declarar o valor que recebi, estou com essa dívida. Outra pergunta, fui até

uma agencia do Juizado Especial Federal (JEF) e me instruiram a fazer um processo eletrônico pela página www.jfsp.jus.br, e me disseram que recebidos

atrasados de benefícios são isentos de imposto de renda, isso procede? Perdão pela pergunta extensa. Grato pela sua atenção.

Respostas

    G

    Gabriel Sexta, 17 de julho de 2015, 15h12min

    A primeira coisa que precisaria ser feita é ver o processo em que você conseguiu a aposentadoria por invalidez judicial, pra saber bem os valores recebidos e se houve a retenção na fonte do IR. Mas me diga uma coisa, sem querer ser metido, mas você recebe quanto de aposentadoria por mês?

    Pergunto isso porque acontece muito de a pessoa receber valores que considerados mensalmente são isentos de IR, mas que contados acumuladamente (durante todo o período que o processo tramitou) acabam gerando um valor que cai no IR.

    Agora receber atrasados de beneficio por si só não geram a isenção, a não ser que tenha sido requerido essa isenção na inicial tendo em vista algumas peculiaridades (determinadas doenças dão isenção de IR na aposentadoria).

    Mas como eu disse, a primeira coisa para poder lhe dar uma direção seria ver o processo que originou esse questionamento da receita federal.

    ?

    Desconhecido Segunda, 20 de julho de 2015, 8h04min

    Grato pela sua atenção Gabriel. O valor que eu fui cobrado no ínício pela receita, foi o valor total do processo, (3% retido na fonte) mas quando mandei uns documentos com o processo demonstrando os cálculos, e também o valor que eu recebi já com os honorários descontados, a receita considerou apenas o valor que eu recebi, mas nunca me informou, quero dizer, nunca recebi nenhum informe, mas a última vez que eu fui lá eles me deram a resposta e disseram que tinha ido para Edital, então eu não fiquei sabendo e não tive tempo para me defender, ou no caso de pagar, pagar sem esses juros gigantes, pois recebi direto a cobrança já com opções de parcelamento em 60 vezes. Recebo 2600 hoje.