o meu noivo ja foi casado e morava em outro estado ele disse que se divorciou e que voltou a usar a certidao de nascimento, como faço pra descobrir se é verdade? ja que outras pessoas me falaram que ao casar no civil vc recebe a certidao de casamento e ao divorciar a certidão de divorcio.... como ele pode obter ainda a certidao de nascimento?

Respostas

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 17 de julho de 2015, 14h44min

    Os registros de certidão ficaram para sempre, nascimento, casamento, óbito, etc, podendo sempre solicitar segunda via de qualquer uma delas, porém, devem constar a devidas averbações de cada acontecimento.

    Quando você casa, é lavrada uma certidão de casamento e continua a existir a de nascimento, com uma averbação que a pessoa casou, ou seja, você tem a certidão de nascimento e de casamento.

    A de nascimento não é excluída.

    Assim, no divórcio, é averbado o divórcio na certidão de casamento e na de nascimento.

    Portanto, o estado civil é divorciado e não solteiro, mas nada impede usar a certidão de nascimento, que conste a averbação de casamento e de divórcio, pois prova que o estado civil é divorciado.

    A

    Anne Sexta, 17 de julho de 2015, 14h53min

    então tenho que procurar na certidão dele a averbação de divórcio?
    mais tem como ele tirar a segunda via da certidao de nascimento ainda estando casado? entao se na certidão dele nao houver a aveebação de divorcio ele ainda esta casado?
    Desde já obrigada.

    Leonardo Sóter de Oliveira

    Leonardo Sóter de Oliveira 264735/SP Sexta, 17 de julho de 2015, 15h02min

    Na certidão de nascimento aparece a averbação de casamento e de divórcio. Quando uma pessoa se casa, o cartório onde foi lavrado o casamento manda essa informação para o cartório onde foi feito a certidão de nascimento a fim de averbação.

    R

    Rafael Santos da Silva Sexta, 17 de julho de 2015, 15h06min

    Vamos lá:

    P:então tenho que procurar na certidão dele a averbação de divórcio?
    R: Para que você quer a certidão dele?

    P: mais tem como ele tirar a segunda via da certidao de nascimento ainda estando casado?
    R: Sim, sempre.

    P:entao se na certidão dele nao houver a aveebação de divorcio ele ainda esta casado?
    R: Não necessariamente, pode ter sido feito o divórcio, porém não ter sido averbado na certidão de casamento. O que só não torna pública a informação se não constar o divórcio.

    Antonia Mariano

    Antonia Mariano Terça, 31 de janeiro de 2017, 17h17min

    Boa tarde,sou divorciada (tenho certidão de divórcio ) ,mas perdir meu registro de nascimento. Posso tirar uma segunda via do meu registro de nascimento?