Pensão por morte para PCD VS Ex-Companheira.

Há 10 anos ·
Link
· Editado

Em 11/2011, o Servidor publico morreu deixando 7 filhos sendo destes 3 menores e 1 maior porem PCD. Essa Semana dia 16/07/2015, tivemos ciência que uma EX-COMPANHEIRA sem vinculo judicial, matrimonial ou estabilidade estável, que viveu pouco tempo com o FALECIDO e antes do mesmo morrer houve a separação. Devido a grandes problemas e falta de orientação na época ocorreu a contratação de um ADV. que apenas segurou documentos e não seguiu com o serviço informando mentiras e enrolando. A EX-COMPANHEIRA conseguiu o direito de PENSÃO por morte do Servidor. É possível gerar a exoneração de pensão por morte e REVERSÃO INTEGRAL da COTA neste caso para o dependente PCD? O SPPREV ira pagar o retroativo desdo FALECIMENTO do servidor? ------(LEMBRANDO QUE O SERVIDOR NÃO É MILITAR E SIM PUBLICO DO ESTADO)------

2 Respostas
Autor da pergunta
Há 10 anos ·
Link

Up?

Eldo Luis Andrade
Há 10 anos ·
Link

No caso o advogado não fez o pedido para o PCD. Nada de exoneração. E sim cessação de benefício da chamada companheira. Em princípio foi reconhecido o direito a companheira de receber pensão por morte. De forma que a habilitação do filho com PCD (sei que é inválido mas explique o significado da sigla) só lhe dará direito a receber prestações da pensão a partir do pedido e não desde o óbito do servidor. Sendo válidos os pagamentos feitos à viúva até então. O desdobramento da pensão será devido apenas a partir do pedido feito pelo PCD. A partir desta data é que a viúva receberá metade da pensão e o filho PCD a outra metade. Embora não seja impossível excluir a viúva do direito a pensão o que implica em 100% da pensão para o PCD isto não será fácil. Acredito que somente na Justiça será possível. E eventuais direitos a atrasados recuperando parcelas desde o óbito a serem cobradas do SPPREV ou da viúva também só serão possíveis na Justiça. Então a primeira coisa a fazer é o pedido de pensão ao SPPREV para o filho inválido. De acordo com a resposta do SPPREV é que se decidirá os próximos passos indo à Justiça ou não.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos