Contador tem direito a décimo terceiro salário?
Entendo que escritório de contabilidade tem o papel de prestador de serviço, e devido a isso não possui vínculo empregatício, não tendo direito a décimo terceiro salário.
colegas, Meu Nome é Leonardo sou empresario , técnico contábil e estudante do 9 ano no curso de direito. Lendo as frequente perguntas e as mais variadas resposta, resolvir escrever este topico afim de elucidar o tema em questão. Pois bem, então passamos as analises do tema. 1- Não é 13 salario 2- A cobrança é imposta ao contador, que por força de normatização do CFC (Conselho federal de Contabilidade), asssim como o CREA, etc.., possuem competência para regulamentar as profissão, dando ensejo as atribuições de direitos e deveres. 3 - Esta cobrança esta regulamentada na Norma 987/2013 que foi alterada para a norma 1457/2013, que : " HAVERÁ COBRANÇA DE HONORÁRIOS O IGUAL AO COBRANDO Mensalmente PARA AS DESPESAS DE AUMENTO DE SERVIÇOS NO MÊS DE DEZEMBRO". 4 - Simplesmente , o contador terá que fazer esta cobrança por força contratual, ou seja, se não estiver descrito no contrato , a empresa ou pessoa que precisa de serviços contábeis estão dispensadas de efetuar o pagamento, é um acordo contratual , que tem força de lei. 5 - Inclusive com sanções penais e cível , tanto para a falta de contratação de profissional para tal e determinada função , com ressalvas em lei (por ex: MEI, que cita não ser necessário o contador). ver artigos, 601, 1179 Codigo Civil, exceção art 970. abçs a todos e negociem junto ao seu contador , sempre se valendo do contrato escrito.
É uma vergonha ter que ler isso, uma profissão intelectual de grande importância para a sociedade e para empresas sérias. Profissão que diariamente vem sendo desmerecida por meros empresários meia boca que não sabem a importância de um Balanço Patrimonial, uma DRE, um Balancete e principalmente um Fluxo de Caixa para a tomada de decisões para o seu empreendimento. Primeiro se não tem um contador de qualidade que mencione que o valor é um adicional por conta de todo o seu trabalho ao fim de cada exercício para fazer o levantamento das contas que não e nada fácil e no lugar disso menciona 13º salário. Vergonha sua por não prestar atenção ou nao saber negociar um contrato de prestação de serviços, mais vergonha ainda é querer economizar tanto que muda de um contador qualificado para outro fundo de quintal somente para economizar uns trocados. Acho justo a cobrança de adicional ao fim de cada exercício, e como já dito, se acha dificil ter de reembolsar valores extras em um mês ao fim de cada ano, então sente com seu contador e procure um melhor meio de dividir esse montante durante o ano para que no fim nao pese tudo em seu bolso de uma só vez. Aprenda!
Infelizmente a profissão de contador é sempre o ultimo plano no mercado, se o cliente esta com divida o contador é o ultimo a receber, quando quer algo como declaração de banco, e etc ai sim são os primeiros a serem procurados. Não se esquecam que no mês de novembro e dezembro, aumenta tambem o serviço das empresas que em contra partida aumenta o serviço do contador exemplo: calcular a 13 folha de pagamento, lançar mais as notas fiscais do aumento de movimento do cliente, lembrar que tem as obrigações ANUAIS, por não estarem na rotina da empresa podem ser cobrados a parte. Ou seja, somos desvalorizados sempre.
Olá Anderson Rau! Você quer comparar um profissional da construção civil com um contador estabelecido, o que tem uma empresa aberta prestando serviços como, por exemplo, um CFC (Auto Escola), que não tem sua renda aumentada por ser final de ano... afinal, os lojistas sim, mas, o aumento de suas vendas depende do 13ª salário que outras empresam pagam à seus funcionários... O tal pedreiro que senhor citou... Será que ele ira cobrar de seus clientes as ferramentas como, pás, inchada, colher, espátulas e outras para a confecção de seu trabalho? Eu mesmo respondo e afirmo... Não irá cobrar. Assim é o contador, ele deverá possuir todo o seu material, livros, papéis, internet, computadores e etc... Hoje sou empresário, no passado, trabalhei em escritório contábil, minha patroa, não cobrava de nossos clientes. Por este motivo me recuso a pagar.