Posso recolher retroativo, como Facultativo?
Minha duvida é a seguinte. Contribuo a alguns anos como Facultativo sempre com o minimo e gostaria de saber se posso aumentar algumas parcelas que ja paguei, como 2,3 salarios minimos. Liguei no 135 e disseram que posso ajustar parcelas que ja paguei de ate 6 meses pra ca. Essa informação procede?
Aline// Procede. Como o recolhimento dos complementos deverão ser feitos com juros e multas, o cálculo deverá ser feito em uma Agência do INSS e recolhidos no mesmo dia em que forem calculados,, pois no dia seguinte o os valores serão outros.. Sua contribuição nos últimos 6 meses deverão ter sido de 20% Sob o Código 1406 para aposentadoria por tempo de contribuição ou se 11% pelo pelo Código 1473(por idade) complementar com 9% pelo Código 1686(para se aposentar por tempo de contribuição) Sds, cordiais Armando
Armando, uma outra duvida.
Fui ate um advogado e ele disse que poderia fazer o reajuste, porem mesmo pagando um montante ele disse que nao compensa, pq é arriscado e que o INSS mesmo aceitando o pagamento pode nao lançar os valores que paguei no sistema para calculo de qualquer auxilio e assim perderia dinhero. Voce sabe se é verdade?Ele disse pra eu me contentar com o minimo, mas nao botei muita fe nele.
Obrigada.
Aline// Desconheço ocorrência de algum caso, como o citado. A Agência do INSS ao efetuar o cálculo dos valores a recolher,.as GPS deverão ser as EMITIDAS pela própria Agência do INSS acompanhadas de AUTORIZAÇÃO para o recolhimento. Portando Carnês, RG, CPF, comprovante de residência(conta d'agua, luz ou telefone) vá até a Agência mais próxima. Se tiver sorte, será atendida no ato ou será agendada uma data para atendimento. Aproveite e peça para lhe fornecerem um extrato das contribuições e uma Senha (CADSENHA) para que possa acompanhar os registros de suas contribuições no CNIS .pela Internet Caso possua conta no BB ou na CEF, poderá utilizar sua Senha Bancária para obter Extratos de Contribuições ao INSS. Boa sorte Armando.
Armando,
Isso valendo como facultativo para reajustar alguns meses, aumento o valor da contribuição tbem, certo? Meu medo é, ou o medo que esse advogado me colocou é pagar um montante, para reajustar alguns meses e se eu precisar sair de auxilio no mes seguinte, caso aconteça algo, o INSS nao aceitar esse reajuste, segundo o que esse advogado falou. De acordo com que voce me disse, pagando, mediante autorização é computado certo? mesmo eu precisando de algum auxilio no mes seguinte, certo? Voce me dizer, se ao efetuar o pagamento dos meses a serem reajustados, demora para ser computados e alterados no sistema do INSS? E o que eu paguei nesses meses que irei reajustar serao perdidos ou apenas somarao a parcela que eu quero pagar?
Obrigada :)
Aline// Sugiro que complemente SÓ uma das GPS mais "antigas" mas que esteja dentro do período de 6 meses.Faça o recolhimento e após 3 a 6 dias pelo Google acesse CNIS e utilizando seu n.de PIS/PASEP ou NIT e a Senha que lhe for concedida poderá verificar se o recolhimento complementar foi realmente reconhecido. Daí decidirá se irá ou não complementar as demais Sds. cordiais Armando
Olá Armando! Boa ideia rs. Farei isso mesmo e caso seja reconhecido farei com as demais. Acessei esse link para calculo de contribuição: http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/captchar/index_cipost2.html Neste link colocando meu NIT consigo informar o mes a ser recolhido e o valor e ele ja me mostra o valor da parcela com juros e multa. Depois mais para baixo, existe a opção: gerar GPS. Voce sabe se posso gerar a GPS direto pela internet? Ou acha melhor eu ir direto no INSS mesmo?
Obrigada :)