Fiz um compra no dia 14/06 pelo site internacional da Suécia e o valor total que paguei foi de R$ 64,60 (em reais mesmo) por um perfume e um shampoo. No dia 17/07 chegou o produto recebi a notificação que para retirar no correio eu devo pagar o valor de R$ 201,37 em tributos + R$ 12,00. Calculo que fui taxada em 320% sobre o valor da compra. Estou interessada em processar por cobrança abusiva, mas estou realmente certa disso? Nesse caso a quem exatamente eu devo recorrer? E quais os procedimentos corretos neste caso (pelo menos de minha parte)? Devo retirar o produto?

Respostas

    G

    Gabriel Sexta, 24 de julho de 2015, 19h05min

    Situação realmente complicada, vivem tirando dinheiro do povo para financiar a lava-jato. Mas enfim, eu lhe aconselho a pagar o que eles dizem ser devido, e ai depois entrar com uma ação no juizado especial requerendo a restituição de valores. Mas antes tem que ver certinho a discriminação dos valores cobrados.

    Pra você ter mais ou menos uma noção vou mostrar quanto você deveria pagar no total, só destaco que como não sei o valor do frete não vou contar com ele:

    Valor do produto: R$ 64,60

    Imposto de Importação (60% sobre o valor do produto + frete): R$ 38,76

    ICMS (18% sobre o valor do produto + frete + Imposto de Importação): R$ 18,60

    Ai ficaria o valor total de R$ 121,96 contando o valor do produto + impostos. No seu caso eu PRESUMO que eles tenham arbitrado o produto num valor maior que os R$ 64,60 ou tenham aplicado uma multa (sabe-se lá porque).

    G

    Gabriel Sexta, 24 de julho de 2015, 19h08min

    Mas quanto a retirar o produto, ai vai de você. Se você realmente quiser esse produto vá lá pague as taxas e depois entre com uma ação, porque se for tentar entrar com a ação para liberar os produtos pagando menos vai demorar bastante.

    ?

    Desconhecido Domingo, 26 de julho de 2015, 17h15min

    Obrigada Gabriel, foi de grande ajuda. Vou tentar fazer isso de pegar, até porque quero muito a encomenda. O brabo vai ser desembolsar todo esse dinheiro imprevisto!!!

    ?

    Desconhecido Domingo, 26 de julho de 2015, 18h16min

    Eu esqueci de comentar sobre o frete, mas na verdade ele foi não cobrado no momento da compra, pois foi grátis.