Minha vizinha tem 82 anos e 04 filhas, tres nunca se importaram com ela mas já ouvimos a conversa de que ja combinam de vender e dividir a casa onde ela atualmente mora para ter o dinheiro. fato é que uma das 4 filhas sempre cuidou dela, abdicando de sua vida pessoal para morar com a mãe, cuidou da doença grave que a mãe tem, porém as irmas ja disseram a ela que quando a mae morrer ela terá que arrumar outro lugar para morar, ela ja tem 52 anos. Minha vzinha pediu que eu pesquisasse se existe alguma forma de ela deserdar as outras filhas, ou passando a casa somente para uma filha, ou doando para ela ou para o neto a casa.. de forma que ela nao perca a moradia.

obrigada a quem puder ajudar.

Respostas

    K

    Karlos Dias Sábado, 08 de agosto de 2015, 20h57min

    Não é possível deserdar os filhos por simples abandono. E ela também não pode dispor de todos os bens para um único filho. O que ela pode fazer é dispor de até 50% dos seus bens para a filha que cuida.

    J

    Jean Carlos Sábado, 08 de agosto de 2015, 21h57min

    fiquei curioso nesse caso, mas e se a senhora deixa-se um testamento deixando tudo para o neto?

    K

    Karlos Dias Sábado, 08 de agosto de 2015, 22h01min

    O papel aceita qualquer coisa! Ainda que feito o testamento, o que prevalece é a lei!

    J

    Jean Carlos Sábado, 08 de agosto de 2015, 22h06min

    então só para eu entender, ela nao poderia deixar por herança a uma única pessoa, certo?
    é que vemos muito na tv, filmes etc, de briga de familia, onde um determinado cidadao deixa alguns sem nada etc...

    K

    Karlos Dias Sábado, 08 de agosto de 2015, 22h15min

    Jean havendo outros herdeiros necessários, não pode dispor tudo para um.
    Muitos filmes relatam leis de outros países, ou não refletem a realidade!
    Há sim possibilidade de deserdar no Brasil, mas são casos específicos como o futuro herdeiro atentar contra vida do pai por exemplo!