Sou mãe de uma menina de 5 anos e me separei do pai dela quando ela ainda tinha 3 meses de vida. Logo após a separação ele casou-se e foi embora para fora do país e permanece lá até hoje. Deixando aqui ciente de que nunca me meti no relacionamento deles dois e que eu nem sabia dela até ela entrar em contato comigo. Ele nunca foi presente e até para evitar de pagar pensão, começou a dizer q a criança não era filha dele e assim exigindo DNA. Nunca neguei em fazer, pois como tenho procurado entender a lei, sei que qualquer pai tem o direito de pedir, mas eu não sou obrigada a "provar" ao contrário e que o mesmo que deve correr atrás, pois sei e de fato "ele" também sabe que a criança é filha dele. Pois bem, ele veio ao Brasil por 4 vezes durante todos esses 5 anos. Não paga pensão e eu não entrei até o momento, pois ele infernizou minha vida por todos esses anos e pra eu ter "PAZ", evitei mais problemas e fui trabalhar para me manter e manter minha filha sozinha. Minha filha só sabe que tem pai pq eu disse, pois eu não tiro o direito dela de saber disso, pois ela me perguntou pq todo mundo tem pai e ela não. Sentei e expliquei q o pai dela mora longe, mas q é pai dela. Não entrei em detalhes, pq não vem ao caso agora e ela não precisa saber dos detalhes agora. Então, o ano passado ele veio ao Brasil e me colocou na justiça pedindo DNA, guarda compartilhada ou regulamentação de visita (totalmente contraditorio), mas quando entrei com o pedido de pensão, ele cancelou o processo e foi embora novamente e pela 4º vez, foi embora e não deu tchau para a filha como todas as outras vezes, nem ligar ele ligava para dizer que estava indo embora. Da última vez, nem avisou a família que tanto o ajudou enquanto ficou aqui no Brasil. Este ano, ele e sua esposa começaram e me mandar email, pois antes, ele apenas ligava pediNdo o bendito teste de DNA, (como sempre querendo que eu provasse q a filha sim é dele) mas nunca queria falar com a filha pois de acordo com ele, "ELE NÃO QUERIA CRIAR VINCULO ATÉ DESCOBRIR QUE ELA REALMENTE É SUA FILHA". Ele sempre teve todos contatos necessarios , seja telefone, email e o próprio endereço e tudo foi informado "JUDICIALMENTE" no último processo que ele cancelou , mas eu dei continuidade referente ao processo da PENSÃO ALIMENTÍCIA". Ressaltando...em meio as nossas discussões , ele chegou a ameaçar a tomar ela de mim e até entrar a força em minha casa caso eu não deixasse ela ir passar um fim de semana com ele (isso, a minha filha não tinha nem 2 anos ainda e ja não tinha contato com ele, por escolha dele). Como que passa um fim de semana com um homem que ela viu só quando era bem bebê? Então, ele a sua esposa começaram a me mandar emails pedindo endereço, isso já agora, com minha filha com 5 anos, e ele sabendo onde moro a todos esses anos. Informei-lhe que todos os contatos necessários estariam no processo, tanto endereço, telefone e email e que era só verificar, pois o processo referente a filha ele não poderia perder ou esquecer de forma alguma e nenhum lugar (o endereço já havia sido informado a ele trocentas vezas). A partir daí eles começaram a mandar email que eu não passo informação, q eu me nego a informar endereço, que eu sou egoísta e que eu que nestes 5 anos afastei ele da filha e que eu plantei ele como um monstro para a filha. Ele começou a mandar cartas para ela. Na primeira carta ela quis responder fazendo um desenho. Enviei para ele. Nas cartas seguintes, ela não quis mais q eu lesse e a respeitei, sendo que na carta ele fala para a filha que ela ainda saberá de toda a verdade e de q ela vai conhecer realmente como ele é Aí a esposa dele me manda outro email falando que precisa saber informações da Emily como do tipo...Nome d escola, série, nome da professora , o que ela come...Acabei não respondendo e não sei o que faço, sendo que ele, o pai já ameaçou tantas vezes de tomar ela a força. Nunca neguei de passar informações, mesmo com o coração apertado por não querer mesmo passar, mas posso contar nos dedos quantas vezes ele fez isso. Sei que eles mandam o email alegando tudo isso, pois ficará registrado e sei que eles podem usar isso contra mim, pois todos os emais são eles alegando praticamente que sou meramente uma "ALIENADORA", sendo que não sou e procuro fazer o máximo para a minha filha não sofrer. Não sei o que fazer para me respaldar e preciso de ajuda, por favor me dizendo o que faço para proteger minha pequena e me repaldar, pois procuro fazer tudo corretamente para não perder os meus direitos de mães , pois sei que minha filha não é propriedade minha, mas eles alegam que faço tudo isso. Acabo não tendo paz a cada vez que abro meu email, pq sempre abro com aquela angustia do que vai vir agora (?)

Obs.: O pai não liga mais para mim, pois sabe que eu gravo as ligações, pois todas as outras vezes que ligava, era pedindo o teste de DNA e dizendo que não queria falar com ela e brigava muito comigo.

Respostas

    J

    J.M. Segunda, 27 de julho de 2015, 14h07min

    Antes de tudo, já há na justiça uma regulamentação de visitas? Se há e você não cumprir o que está determinado, ele pode te processar por alienação parental. Se não há nada homologado, ele está perdendo tempo discutindo com você, não vai resolver nunca. Entendo sua preocupação, mas se ele está "no seu pé" desse jeito é porque ele também se preocupa com a filha. Nunca é tarde demais para ele se arrepender e tentar ser pai, então permita isso, pela sua filha, pois já é visível que ela "sofre" por todos terem pai menos ela. Sobre ele tirar ela de você, só seria possível caso você fosse negligente com a criança ou então em casos sérios de alienação, fora isso pode ficar tranquila. Responda o e-mail, diga que é a última vez que passa o endereço, passe as outras informações que ele pediu também, pois se ele está mandando e-mail pra ter registrado, vai ficar registrado também que você está colaborando, portanto não terá motivos pra te processar. Qual o problema em responder aos e-mails dele? Já parou pra pensar que se você responder ele vai parar de ofender? Ele só ofende porque não tem resposta. Seja firme e madura com ele, assim você não perderá a razão.

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Segunda, 09 de novembro de 2015, 11h06min

    Vá você à justiça e peça a guarda provisória, desse modo se algum dia ele vier e pegar a menina, não conseguirá sair do país. Pelo que entendi, ele não procura visitar a criança. Então a culpa não é sua. Se ele registrou, reconheceu a criança. Num desses e-mails, pergunte a ele porque não entrou ainda com pedido de DNA. Já que ele alega dúvida, quem deve procurar a prova é ele.