Quais os direitos de uma vítima de colisão de veículo não assegurado?
Bateram no meu carro. Era preferência minha e o outro condutor não respeitou a sinalização de "pare" que existia em sua via e ocorreu assim, a colisão. Ele assumiu a culpa e realizou o B.O online, mas nao evidenciou sua culpa, mencionando somente o nome das vias e, consequentemente, o local da colisão. Mas não tenho seguro e ele paga uma "associação" se veículos assegurados e a mesma me passou algumas opções de oficinas credenciadas a eles, as quais a própria associação diz oferecer a elas as peças para o reparo dos carros danificados, podendo ser peças novas, usadas "em bom estado" e até paralelas, dizendo também não comprometer a garantia do serviço deles e a segurança do meu carro. Já olhei em internet e vi reclamações dessa seguradora quanto à ressarcimento de valores e qualidade de oficina credenciada a eles. Eu não tenho confiança nessa associação paga pelo condutor, e muito menos nas oficinas. Qual a garantia que eu tenho dessa associação e das oficinas? Não sei da idoneidade dessa instituição, e temos que levar nosso carro em local confiável. Além do mais, meu carro nunca foi batido, não quero peças que não sejam novas nem originais, pois até mesmo quando for vender meu carro, ele poderá se desvalorizar por isso, sendo que o erro sa colisão não foi meu. Gostaria de saber se eu tenho a obrigação de consertar meu carro em uma oficina credenciada a eles ou se eu posso escolher a minha oficina, para o condutor que bateu no meu carro pagar ou resolver com essa associação.
Faça três orçamentos, mande reparar o seu veículo em uma oficina de confiança e ingresse em juízo cobrando do causador do acidente pela média dos valores dos orçamentos. Se o valor não ultrapassar 20 salários mínimos, pode fazê-lo no JEC sem necessidade de advogado.
"...a própria associação diz oferecer a elas as peças para o reparo dos carros danificados, podendo ser peças novas, usadas "em bom estado" e até paralelas, dizendo também não comprometer a garantia do serviço deles e a segurança do meu carro."
Tenha algum documento escrito comprovando esses fatos, anexe ao processo para demonstrar ao juiz o porquê de não aceitar o reparo em lugares onde as peças podem ser usadas.