Quando a avó falecer, a viúva do filho tem direito?

Há 12 anos ·
Link

O sujeito é filho único e morre deixando um filho e a viúva. A mãe do de cujus ainda é viva e também viúva, a única família que tem é a neta, um sobrinho e a nora, mas não moram juntos.

Quando a avó falecer, os bens dela ficam apenas para a neta ou a viúva também tem direito a receber ?

2 Respostas
eldo luis andrade
Há 12 anos ·
Link

O sujeito é filho único e morre deixando um filho e a viúva. A mãe do de cujus ainda é viva e também viúva, a única família que tem é a neta, um sobrinho e a nora, mas não moram juntos.

Quando a avó falecer, os bens dela ficam apenas para a neta ou a viúva também tem direito a receber ? Resp: Apenas a neta tem direito à herança por ser o único descendente mais próximo (não há filhos e se houvesse bisnetos estes seriam excluídos da herança por haver netos) e talvez o único descendente. Nora e sobrinho fora do direito à sucessão legal. Podendo a avó fazer testamento em favor dos dois (faculdade e não obrigação). Não pode testar mais da metade de seus bens. Metade são obrigatoriamente da neta. Se testar mais da metade o testamento será nulo no que exceder à metade. Devendo o valor testado ser diminuído para que seja garantido metade dos bens à neta.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 12 anos ·
Link

Apenas para a neta, a nora não é parente, é aderente.

A ligação é por consaguinidade, a neta é descendente da avó, a nora não.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta