Quando a avó falecer, a viúva do filho tem direito?

Há 14 anos ·
Link

O sujeito é filho único e morre deixando um filho e a viúva. A mãe do de cujus ainda é viva e também viúva, a única família que tem é a neta, um sobrinho e a nora, mas não moram juntos.

Quando a avó falecer, os bens dela ficam apenas para a neta ou a viúva também tem direito a receber ?

2 Respostas
eldo luis andrade
Há 14 anos ·
Link

O sujeito é filho único e morre deixando um filho e a viúva. A mãe do de cujus ainda é viva e também viúva, a única família que tem é a neta, um sobrinho e a nora, mas não moram juntos.

Quando a avó falecer, os bens dela ficam apenas para a neta ou a viúva também tem direito a receber ? Resp: Apenas a neta tem direito à herança por ser o único descendente mais próximo (não há filhos e se houvesse bisnetos estes seriam excluídos da herança por haver netos) e talvez o único descendente. Nora e sobrinho fora do direito à sucessão legal. Podendo a avó fazer testamento em favor dos dois (faculdade e não obrigação). Não pode testar mais da metade de seus bens. Metade são obrigatoriamente da neta. Se testar mais da metade o testamento será nulo no que exceder à metade. Devendo o valor testado ser diminuído para que seja garantido metade dos bens à neta.

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 14 anos ·
Link

Apenas para a neta, a nora não é parente, é aderente.

A ligação é por consaguinidade, a neta é descendente da avó, a nora não.

Esta pergunta foi fechada
Há 10 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos