Olá! Gostaria de saber como postular em causa própria sem ser advogado. Estou fazendo esta pergunda porque nenhum advogado está querendo defender meu causo da forma que eu solicito. Eu fiz um modelo de contestação muito bom e complexo, mas os advogados que procuro não querem aceitar meu modelo, querem colocar o texte que eu fiz na gaveta e ouvir minha história da minha própria boca para eles mesmos começarem, do zero, uma nova contestação, nas palavras deles de forma invariável, e isto é um absurdo para mim. Cheguei a fazer uma Declaração de Recusa à Causa que pretendo levar para vários advogados assinarem (uns 5 advogados, incluindo um nomeado e um de faculdade):

"Eu, nome do advogado, advogado, inscrita na OAB sob n.º ., (QUALIFICAÇÃO), requisitada por meu nome (QUALIFICAçÂO) para sua defesa no processo de n.º _______, movido contra ele, venho mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com base no Art. 36, recusar a causa, tendo em vista que o requisitante expressa formalmente reprovação e impedimento contra minha autonomia em defender-lhe da forma que julgo correto de acordo com princípios éticos, morais e processuais, o que poderia prejudicar sua defesa e minha carreira, e, por consequência, o trâmite do processo, ensejando que ele possa postular em causa própria sem prejuízo do meu dever e responsabilidade perante à causa mor do bem geral de toda nossa sociedade, considerando que ele cursou o primeiro ano da faculdade de Direito e me dispondo a dar-lhe orientações."

Fiz esta declaração afim de obter direito legítimo de postular em causa própria observando o art 36 do CPC, que diz:

"A parte será representada em juízo por advogado legalmente habilitado. Ser-lhe-á lícito, no entanto, postular em causa própria, quando tiver habilitação legal ou, não a tendo, no caso de falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver."

Então estou fazendo esta pergunta aqui no forum pois moro em São Bernardo do Campo e estou sendo acionado por uma pessoa que mora em Santo Andre, duas cidades populosas e que possuem, cetamente mais de 1000 advogados cada uma, imagino, sendo que seria imposível eu alegar "falta de advogado no lugar ou recusa ou impedimento dos que houver", e tenho certeza que nenhum advogado poderá me ajudar como eu preciso.

Será que com umas 5 recusas eu posso obter direito legítimo de postular em causa própria?

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 10 de agosto de 2015, 16h57min

    O QUE VC ESTA TENTANDO FAZER É OBRIGAR O PROFISSIONAL A AGIR TECNICAMENTE DA FORMA COMO VC QUER E ISSO NENHUM É OBRIGADO A FAZER E PORTANTO SUA PRETENSÃO NÃO TEM AMPARO NA NORMA QUE VC CITOU.