Pedidos de exames solicitados na rede particular não são aceitos no SUS.
Gostaria de entender qual o argumento legal que sustenta a ação da maioria das prefeituras do país, onde um cidadão que foi atendido na rede particular não tem direito a realizar os seus exames no Sistema Único de Saúde. Essa situação ocorre de forma corriqueira e atrapalha muito o funcionamento das unidades de saúde, pois pacientes estão a todo tempo procurando essas unidades para trocar pedidos de exames e receitas para que sejam atendidos na rede pública.
Eu desconheço os argumentos que corroboram essa ação. E menciono alguns contra essa atividade: - O SUS é Universal; - O cidadão tem direito a assistência de saúde em qualquer nível segundo os preceitos do SUS; - O cidadão que vai a um médico particular desonera o SUS dessa consulta, ou outro procedimento que ele pagou, já contribuindo e tirando mais ainda o ônus da união; - Já que existe uma orientação aos médicos que esses pedidos de exame devem ser trocados, porque não agilizar as coisas e torná-las mais rápidas, pois o paciente (gestantes, idosos) tem que ficar de um lugar para o outro atrás da troca desses papéis;
Existe alguma norma que regula essa ação? não aceitar esses pedidos de particular. Se não existe, existe algum embasamento legal para solicitar aos procuradores do meu município que essa questão seja revista?
Desde Já agradeço
Concordo plenamente. E vi como isso acontece, por experiência própria. Nem sabia que precisaria "implorar" para as atendentes de policlínicas de vários bairros, até encontrar uma que "foi boazinha e me ajudou". Pois pelo bom senso, julguei dessa maneira, pensei, já estou pagando o particular, contribuindo para a classe médica, que tanto merece ser bem remunerada, ou qual médico não prefere ter pacientes no seu consultório que no plantão do postinho, enfim,, contribui também para o melhor fluxo do atendimento nas unidades públicas, caso alguns leitores não conheçam uma fila do SUS ,,, "meus filhos" ,,,as vezes a visão é dramática,,,então buscando atendimento na rede particular você "cede" sua vez para quem precisa mais daquele serviço gratuito. Mas embora eu tenha pago pela consulta, inclusive por razão de falta de especialista no período,, porque sim ,,, caso alguns também não saibam ,,, faltam médicos ,, não só especialistas ,como Clínico Geral que em minha leiga opinião, deveria ser indispensável em qualquer unidade de saúde. Correto?!? Finalizando, poxa, na hora de fazer os exames que um médico, que embora, não pertença ao SUS, ,,,, É um médico ou não é ?!? Então se eu tenho um documento médico declarando que necessito de determinado exame, ,medicamento, procedimento ,,, ou seja lá oque for,,,é ,,ou deveria ser DIREITO !!! O direto básico à saúde, à vida, tem que estar acima de "requerimentos autorizados"