Na minha certidão de nascimento, assim como em todos os meus demais documentos (Rg, cpf, ctps, cnh), o nome da minha mãe ainda está com o sobrenome do primeiro marido dela (no caso, meu pai). Eles já se separaram há anos. E minha mãe casou de novo (deve fazer uns 8 anos isso). Minha mãe trocou o sobrenome do meu pai pelo sobrenome do meu padastro. Tenho medo que isso venha a me prejudicar de alguma forma (concurso público, herança, viagens). Gostaria de saber se é melhor eu refiticar o nome da minha mãe em todos os meus documentos (incluindo certidão de nascimento, já que não sou casada). Como devo proceder? Muito obrigada pela atenção.

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 19 de agosto de 2015, 14h07min

    è obvio que não traz problema algum, sua mãe pode se casar um milhão de vezes alterar um milhão de vezes o nome dela que o seu nome para sempre vai permanecer o mesmo ou seja, aquele constante no assentamento no livro do cartório de registro das pessoas naturais. Portanto vc não tem nenhum procedimento a adotar.

    ?

    Desconhecido Sexta, 21 de agosto de 2015, 19h22min

    Não me referi ao meu nome. Me referi ao nome dela nos meus documentos. Peço pra que leia toda a pergunta antes de mencionar qualquer resposta.

    D

    Desconhecido Segunda, 24 de agosto de 2015, 8h39min

    É LOGICO QUE NÃO. A SUA QUALIFICAÇÃO (FILIAÇÃO)VAI FICAR ETERNAMENTE COMO CONSTA NO SEU REGISTRO DE NASCIMENTO, OU SEJA, O NOME DO SEU PAI E DA SUA MÃE SERÃO SEMPRE AQUELE QUE CONSTA LÁ QUANDO VC FOI REGISTRADA, ELA PODE TROCAR DE NOME/SOBRENOME UM MILHÃO DE VEZES QUE SUA SITUAÇÃO NÃO MUDA.

    ?

    Desconhecido Segunda, 24 de agosto de 2015, 11h37min

    Acabei de saber que meu irmão precisou retificar sim pra poder tirar passaporte.

    D

    Desconhecido Segunda, 24 de agosto de 2015, 12h49min

    BARBARIDADE! É O FIM!