Fui chamada recentemente em uma discussão de "capeta" a garota disse por mensagem, que o capeta estava conversando com ela, se referindo a mim. Sendo que eu tenho 14 anos e ela também, tenho mais amadurecimento, pois meus pais são advogados, não queria perguntá-los agora para não os preocupar, mas poderiam me ajudar? Antes dela usar esse vocabulário, eu havia a chamado de hipócrita mas apenas isso, caso eu a processa-se quem estaria certa? O fato que ela me chamou de capeta seria difamação ou injúria?

Respostas

    Cesanio Bezerra

    Cesanio Bezerra 149763/MG Domingo, 23 de agosto de 2015, 23h31min

    Olá JUS Anna,
    Vou citar os exemplos clássicos que diferenciam as situações:
    Difamação: Contou no almoço que a fulana trai o marido com todo mundo?
    Art. 139 do Código Penal.... Difamação. Detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Detalhe importante: como o crime é a ofensa à reputação, você está cometendo difamação mesmo que prove as puladas de cerca da mulher do cara.

    Injúria: É qualquer xingamento dito diretamente à pessoa. Ex: "Você é uma ***eta!"
    Art. 140 do CP. Detenção de 1 a 6 meses ou ter que pagar uma multa.
    Fique em paz...
    Att.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 24 de agosto de 2015, 20h13min

    Vc não tem mais amadurecimento porque seus pais são advogados, uma coisa nada tem com a outra.

    Se fosse mais inteligente saberia que o termo que lhe foi aplicado não representa nem difamação e nem injuria, pois para VC pessoalmente o termo pode ter uma conotação, enquanto para os outros sentido diversos entre sí. Capeta pode até ser uma expressão jocosa no sentido de divertida apreciação, como nos escritos do maior escritor mundial do século 19, o nosso brasileirissimo Machado de Assis. Com 14 anos vc já devia ter tido alguma aula de Literatura, Machado é leitura obrigatória.