Sou morador e proprietário de um sobrado onde contém 7 sobrados: dois em frente à rua e 5 sobrados para dentro do portão murado. Gostaria de saber se é necessário haver um condomínio com eleição de um representante(Sindico) para administrar o condomínio dos 7 sobrados ou somente os 5 que estão dentro do muro ou pode ser administrado em conjunto sem nomeação de um sindico, apenas em comum acordo. É obrigatório haver um representante ou sindico dos 5 sobrados.A Prefeitura pode exigir que haja um condomínio com eleição do síndico com todas as formalidades como honorários do síndico, despezas, taxas de manutenção, luz, contador etc.?

Estamos mantendo sem o representante, apenas em comum acordo, fazendo reuniões ou comunicações quando houver manutenções, reformas ou algumas modificações rateando normalmente as despezas. A Prefeitura poderá interferir se mantiver assim?

Obrigado pela atenção

Aguardo

Atenciosamente.

Paulo

Respostas

    ?

    Rodrigo Terça, 03 de junho de 2003, 18h26min

    A principio nao e necessaria criação de um condominio mas tens que cuidado com esta opcao pois no futuro podes ter problemas como por exemplo um funcionario (porteiro) que trabalhe no "condominio" se ele enttrar com uma reclamação trabalhista vai cobrar de um morador só, podendo gerar uma vantagem para os outros.
    a prefeitura nao pode intervir.
    lembre-se : cuidado pois no futuro vc pode vir a ter problemas, inclusive de ordem civil.