Estou com um inventário que, para mim, está muito complicado. São 11 herdeiros e um imóvel. Primeiro, tivemos que regularizar, pois adquirido a vários anos, a escritura nunca havia sido registrada. Somente uma herdeira tem interesse no imóvel, até aí estava ótimo. Acontece que algumas coisas me deixaram em duvida.

1- A avaliação do município corresponde a menos de 1/4 do valor dado pelas imobiliárias. Essa herdeira interessada quer comprar as demais partes, sobre isso não terá problema. Mas como proceder quanto ao valor? Ela vai pagar o valor de mercado, certo. Mas se constar esse valor dentro do inventário vai onerar todo o processo, com impostos, custas e emolumentos do cartório. E se fizéssemos a partilha normalmente para só depois ela comprar a parte de cada um?

2- Nenhum dos demais quer lidar com isso, de modo que ela é a inventariante. Como os irmãos moram em vários cantos do país, cada um terá que mandar uma procuração pública para ela, certo? E o meu caso? Ela poderá, sozinha, contratar o advogado? Ela também irá arcar com todas as despesas, para só descontar na quantia a ser repassada aos demais.

3- Sei que todos os irmãos devem concordar com a compra das partes dos outros mas, em razão da distância, podemos ter um só documento de cada irmão declarando sua anuência relativa a todos os outros, ou necessariamente temos que ter um documento de cada um, para cada parte a ser comprada?

Respostas

    ?

    Desconhecido Montes Claros/MG 160102/MG Terça, 25 de agosto de 2015, 15h59min

    ?

    Marcel Fontenele de Mello

    Marcel Fontenele de Mello Terça, 25 de agosto de 2015, 16h07min

    Se todos os 10 irmãos abrirem mão, basta fazerem uma renúncia abdicativa.

    ?

    Desconhecido Montes Claros/MG 160102/MG Quarta, 26 de agosto de 2015, 9h05min

    O pior é que eles querem o R$. Tem um que só aceitou depois que viu que o valor para cada herdeiro é muito baixo, não compensa briga. Se os outros renunciarem em favor do monte, ele vai querer. Inclusive três já acertaram doar a parte para minha cliente, pois ela cuidou da mãe.