H

    Hen_BH Quarta, 26 de agosto de 2015, 2h17min

    Ivete,

    "pedalada fiscal" é um apelido que está sendo dado a irregularidades que, segundo se divulga na imprensa, o Governo Federal estaria cometendo no repasse de dinheiro do Tesouro Nacional a outras instituições públicas e privadas (bancos, INSS etc.) para pagamento de despesas, como programas sociais (bolsa-família por ex.). O objetivo seria, segundo dizem, "maquiar" as contas públicas, fazendo parecer que ele tem mais dinheiro do que realmente teria.

    É como se você tivesse um salário de 1.000,00 por mês, e tivesse de pagar 3 contas todo mês (água, luz e telefone), no valor de 200,00 cada uma (600,00 total).

    Se você não paga essas contas em dia, e alguém vem e abre a sua bolsa, vai achar 1.000,00 lá dentro (e assim vai pensar que você tem esse dinheiro para gastar). Só que na verdade você tem apenas 400,00 (pois 600,00 já estão comprometidos com as 3 contas).

    Ou seja, você aparenta ter mais dinheiro do que realmente tem, e seus credores pensam (equivocadamente) que você tem 1.000,00, quando na verdade só tem 400,00.

    Em termos simples, é isso.