Meu pai tem 78 anos e nesse início de 2015 sofreu um AVC, que o deixou com algumas sequelas. Além de apresentar dificuldade para assinar tal qual à carteira de identidade, perdeu relativamente a capacidade cognitiva no que diz respeito à atenção e raciocínio lógico. Antes da ocorrência médica, apesar de aposentado, ele trabalhava diariamente na sua própria empresa, que possui instalações próprias. O fato é que ele certamente não possa mais exercer suas atividades profissionais. E como o imóvel está inerte, causando prejuízos, pensamos em vendê-lo. Levando em consideração que sou filho único da última união e que há mais três "irmãos" do primeiro casamento, há anos ausentes e indiferentes com a situação do pai, o que eu poderia fazer legalmente para vender o imóvel? Será necessário procuração ou interdição? Agradeço os esclarecimentos.

Respostas

    Cristina  Siliprandi Giordani

    Cristina Siliprandi Giordani Quinta, 27 de agosto de 2015, 15h01min

    Boa tarde. Caso ele seu pai não seja mais capaz, a única possibilidade é sua interdição.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de agosto de 2015, 15h11min

    Boa tarde, Cristina. Obrigado pela resposta. Se me permite perguntar, o processo de interdição é demorado e complexo?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 27 de agosto de 2015, 15h15min

    Vc terá de providenciar a interdição e requerer a curatela de seu pai, quanto a vender qualquer bem será preciso antes obter autorização da justiça, e como curador sempre estará sendo acompanhado no que tange a gestão dos bens e interesses do interditado, podendo ser chamado a qualquer tempo a prestar contas.

    O fato de ser o filho caçula, resultado de sua última união, não é fato que o melhor qualifique, quer dizer, qualquer dos filhos poderão se prontificar a assumir a curatela do pai.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de agosto de 2015, 15h17min

    No entanto meu pai, ele mesmo, caso tenha condições aparentes e assim deseje, pode realizar a venda sem empecilhos legais?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 27 de agosto de 2015, 16h22min

    Diante do que vc expôs em seu relato, acho dificil de que algum cartório consinta em lavrar a transferência do bem, sem dúvida será fácil anular a venda se qualquer dos outros filhos ou netos buscar a justiça com esse intento.

    ?

    Desconhecido Quinta, 27 de agosto de 2015, 16h57min

    Portanto, a melhor opção seria a interdição?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 27 de agosto de 2015, 19h39min

    Se as coisas são como vc diz, sim.

    ?

    Desconhecido Sexta, 28 de agosto de 2015, 8h42min

    Obrigado, Rafael, e todos que ajudaram a esclarecer essa questão.