Boa tarde, uma cliente precisa licenciar um veículo, o qual usa para trabalhar, mas que está no nome de seu falecido companheiro, que morreu há dois anos. Não foi feito inventário, e este possui filho menor de idade. Um simples alvará judicial autorizaria o licenciamento, ou seria necessário a abertura do inventário para só assim entrar com o alvará pedindo esta autorização? Obrigado.

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 28 de agosto de 2015, 17h17min

    normalmente, os detrans não exige que o proprietário vá pessoalmente fazer o licenciamento e nem pede prova de que o sujeito esteja vivo assim, basta pagar as taxas no banco que o crlv é enviado diretamente para residencia da pessoa que esta registrado o veículo.

    Jose Aldori Aldori

    Jose Aldori Aldori Sexta, 28 de agosto de 2015, 22h21min

    só tem um porem ,se o correio mandar em casa o documento do detram,e não tiver uma pessoa para receber, e voltar para o correio, para retirar so o falecido ou ordem judicial

    D

    Desconhecido Domingo, 30 de agosto de 2015, 19h44min

    então utilize o serviço do despachante

    Pedro Pina

    Pedro Pina 358416/SP Segunda, 31 de agosto de 2015, 23h49min

    Prezados, já foi feita a tentativa no despachante.
    Mas consta bloqueado para licenciamento. Segundo os funcionários do despacahnte, até ano passado era possível, esse ano nao mais

    D

    Desconhecido Terça, 01 de setembro de 2015, 11h35min

    se consta bloqueio ai so mediante alvará judicial.

    Pedro Pina

    Pedro Pina 358416/SP Terça, 01 de setembro de 2015, 14h30min

    Mas precisa ter inventário? Ainda que este veiculo seja p/ transporte do filho menor do falecido e para a companheira viúva trabalhar?
    Quais docs e guias devo anexar?

    Grato

    C

    Cesar Augusto Polido Terça, 01 de setembro de 2015, 14h37min

    Prezado, procure o Detran, sua cliente por ser esposa do falecido consegue retirar o documento no Detran mesmo. Esquece o serviço de postagem, por que fica um bloqueio informativo do INSS sobre o falecimento do proprietário, então não será enviado o documento.
    Mas pode solicitar a esposa do falecido ir retirar, ou também pode ser filhos maiores de 18 e irmãos. Acho (se nao estiver enganado) que esta informação consta no Site do Detran

    D

    Desconhecido Quarta, 02 de setembro de 2015, 8h27min

    Como ela disse existe um bloqueio no detran que impede o licenciamento, e sim o bem deve ser arrolado no inventário

    Saul Sores Alves

    Saul Sores Alves Quarta, 22 de junho de 2016, 12h59min

    eu tenho um carro e o dono morreu como faço pra pagar o PVA e não sei o endereço do falecido

    D

    Desconhecido Quarta, 22 de junho de 2016, 13h42min

    ipva simples va ao despachante ele imprime a guia e pronto ou va no banco digite renavan passe seu cartao e estara pago

    L

    leidiane Terça, 26 de julho de 2016, 20h40min

    Comprei um carro antes dele falecer,agora q ele faleceu como eu Fasso pralicencia sem fazer a transferência?

    D

    Desconhecido Quarta, 27 de julho de 2016, 5h32min

    simples: vai no banco e pague o licenciamento ou faça utilizando um despachante

    Felipe Gomes

    Felipe Gomes Quarta, 05 de outubro de 2016, 22h29min

    Cesar Augusto Polido, como procede essa sua afirmação? minha mae é viuva se eu pagar os documentos ela consegue retirar o crlv no detran mesmo que o cpf do falecido consta bloqueio devido a baixo no inss?

    D

    Desconhecido Quinta, 06 de outubro de 2016, 8h31min

    para emissão do crlv nem precisa ir no detran basta pagar a taxa no banco que o documento é enviado para a residencia onde o veic esta registrado

    Livia Cristina

    Livia Cristina Quinta, 06 de outubro de 2016, 12h33min

    Estou com esse problema... O carro está no nome de meu avô e consta p bloqueio do INSS....... No banco não dá a opção de mandar via correio o doc..pede pra ir no Detran. E no poupatempo nós pagamos o licenciamento porém consta o bloqueio do INSS... E eles não dão baixa no licenciamento... Fica constando que não pagou. Enfim.... Precisei entrar com advogado para obter o alvará sem fazer o inventário.