Olá, tudo bem? espero que alguém possa me ajudar, por favor. Sou filho de mãe brasileira e pai colombiano, nasci na Colômbia e vim para o Brasil com 2 anos, mas meus pais não regularizaram minha documentação. Agora tenho 21 anos e vivo como um fantasma no Brasil, sem documentação, não posso trabalhar nem entrar na faculdade, ja fui na defensoria pública, no consulado e não consigo resolver. Me disseram que ao todo teria que pagar 15 mil ou ir para Colômbia e voltar para regularizar. A questão é que sem poder trabalhar não tenho como pagar tal valor e sair do Brasil sem documentação se mostrou muito complicado. Eu vejo meus amigos seguindo suas vidas e vendo o tempo passar, estou desesperado, séra que alguém poderia me orientar, por favor? desde já muito obrigado

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 16 de setembro de 2015, 10h07min

    Bom dia Jose,

    Infelizmente apesar de ser brasileiro, mas devido ao descuido dos seus pais, não regularizaram a certidão de nascimento no consulado brasileiro e posteriormente a transcrição em livro E no cartório de Registro civil da cidade onde reside. Tudo indica que entrou como estrangeiro (Colombiano) por isto no momento você é tratado como estrangeiro e não como brasileiro, por falta da certidão de nascimento que comprove que sua é brasileira. Caso tivesse feito tudo certo, o máximo que teria que fazer atualmente era fazer a opção de nacionalidade.
    Só lhe resta no momento duas opções:
    Primeira requerer o visto pelo acordo imigratório do Mercosul, não importa que esteja em situação irregular, que com o visto, poderá estudar, trabalhar, etc.
    A segunda opção seria viajar até a Colômbia para regularizar a sua certidão de nascimento junto ao consulado brasileiro, em relação a multa o valor é de R$ 827,75 e não 15 mil reais como lhe passaram erradamente ou equivocadamente.
    Att.
    Honorio - [email protected]