Regularização de documentos para estrangeiro adulto, filho de mãe brasileira que chegou ao Brasil na infância.
Olá, tudo bem? espero que alguém possa me ajudar, por favor. Sou filho de mãe brasileira e pai colombiano, nasci na Colômbia e vim para o Brasil com 2 anos, mas meus pais não regularizaram minha documentação. Agora tenho 21 anos e vivo como um fantasma no Brasil, sem documentação, não posso trabalhar nem entrar na faculdade, ja fui na defensoria pública, no consulado e não consigo resolver. Me disseram que ao todo teria que pagar 15 mil ou ir para Colômbia e voltar para regularizar. A questão é que sem poder trabalhar não tenho como pagar tal valor e sair do Brasil sem documentação se mostrou muito complicado. Eu vejo meus amigos seguindo suas vidas e vendo o tempo passar, estou desesperado, séra que alguém poderia me orientar, por favor? desde já muito obrigado
Bom dia Jose,
Infelizmente apesar de ser brasileiro, mas devido ao descuido dos seus pais, não regularizaram a certidão de nascimento no consulado brasileiro e posteriormente a transcrição em livro E no cartório de Registro civil da cidade onde reside. Tudo indica que entrou como estrangeiro (Colombiano) por isto no momento você é tratado como estrangeiro e não como brasileiro, por falta da certidão de nascimento que comprove que sua é brasileira. Caso tivesse feito tudo certo, o máximo que teria que fazer atualmente era fazer a opção de nacionalidade.
Só lhe resta no momento duas opções:
Primeira requerer o visto pelo acordo imigratório do Mercosul, não importa que esteja em situação irregular, que com o visto, poderá estudar, trabalhar, etc.
A segunda opção seria viajar até a Colômbia para regularizar a sua certidão de nascimento junto ao consulado brasileiro, em relação a multa o valor é de R$ 827,75 e não 15 mil reais como lhe passaram erradamente ou equivocadamente.
Att.
Honorio - [email protected]