Será que o art 11 do DL 406/68, que isenta empresas que executam obras hidraulicas, sendo esta, empreiteira habilitada por licitação em uma empresa concessionária de serviço público continua em vigor ? Será também que a LC 48/84 em seu art. 3o, II, que isenta do ISS as microempresas também se encontra em vigor ?

Respostas

1

  • 0
    ?

    Raul Araripe Neto Domingo, 16 de maio de 1999, 10h57min

    Dr. Uriel
    O art. 151, III, da CF/88 veda à União conceder isenções de tributos estaduais e municipais, ao contrário do que ocorria sob a ordem anterior. O art. 11 do DL 406/68 era um exemplo disso. Tenho para mim que esta e outras isenções concedidas pela União foram abrangidas pela regra transitória contida no art. 41, § 1, do ADCT da CF/88, valendo, portanto, até dois anos a partir da data da promulgação da CF. Naturalmente, coube a cada município avaliar a conveniência de editar lei própria mantendo o benefício.
    Se, no entanto, o intérprete não considerar esta isenção como "incentivo de natureza setorial", restaria três caminhos. Primeiro, seria considerar extinta a isenção no momento da promulgação da CF/88, por incompatível com a nova Carta. Segundo, seria considerar o caput do art. 41 do ADCT, norma constitucional que é, apto a respaldar a hipótese de uma lei estadual ou municipal revogar ou alterar uma lei complementar federal. Terceiro, que tal isenção só poderia ser revogada por outra lei complementar federal mesmo após CF/88.
    Quanto à LC 48/84, a situação me parece semelhante, sendo que, neste caso, este diploma já preservava alguma autonomia legislativa tanto dos Estados quanto dos Municípios.
    Espero ter ajudado.
    Raul

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.