Olá, comprei um apto há 1 ano por 618 mil no contrato (valor real). Pra minha surpresa, descobri na hora do financiamento que não seria possível usar o FGTS porque o imóvel foi avaliado em 810 mil. Detalhe: O condominio já estava todo finalizado e entregue. Ou seja, não era imóvel de planta no qual pudesse haver uma valorização futura. Sendo assim, não pude usar o FGTS e paguei juros maior porque o limite para utilização na caixa é de 750 mil.

Problema: Descobri que existem imóveis que foram avaliados por 750 mil em andares muito mais alto que o meu. Ex: 7º, 20º Estes imóveis foram vendidos pela construtora pelo mesmo valor após a compra do meu. Ou seja, o valor dos imóveis estão estabilizados e nenhum indício de especulação financeira.

Tudo leva a crer que tem algo errado nessa história. A diferença entre o valor do imóvel e avaliação está em torno de 200 mil. Isso é um absurdo!

Que procedimento jurídico devo agir com a caixa para que seja revista essa avaliação? O fato de já existir aptos avaliados em 750 mil na mesma época de compra do meu não abre precedentes para que eu pleiteie o mesmo direito?

Obrigado, Carlos Araujo

Respostas

    F

    fauve Terça, 01 de setembro de 2015, 9h41min

    Carlos já tentaram o óbvio que é pedir para o engenheiro reconsiderar?

    ?

    Desconhecido Terça, 01 de setembro de 2015, 16h43min

    Infelizmente, a odebrecht me informou que não era possível realizar outro agendamento. Tá muito estranho essa história toda.
    Conhecendo nosso país e vendo todas essas notícias na TV, levo a crer que alguém saiu ganhando com o fato de aumentar o valor da avaliação do imóvel.

    F

    fauve Terça, 01 de setembro de 2015, 18h51min

    O seu correspondente foi indicado pela construtora? Porque quem pede agendamento é o correspondente.

    ?

    Desconhecido Terça, 01 de setembro de 2015, 23h21min

    O correspondente foi indicado pela construtora, no caso Odebrecht. Sou de Santos e tive que ira até o correspondente em São Paulo no Tatuapé. Fui na agência que tenho conta e consegui o email e telefone do gerente da agência responsável pelo contrato do imóvel. Hoje enviei email solicitando ao gerente a cópia da avaliação de engenharia.
    Quero alegar ao gerente que existem casos em que aptos no mesmo condominio em andares mais alto que o meu tiveram a avaliação com 750 mil e puderam usar o FGTS e para a grande maioria, isso foi negado.
    Em caso de negativa do gerente em qualquer esclarecimento, estava pensando em entrar na justiça pedindo a abertura de todos os contratos de todos os aptos vendidos incluindo: valor de venda, valor financiado e valor de avaliação de cada um.
    A dúvida é: É possível ganhar algum processo contra a caixa econômica federal?

    F

    fauve Quarta, 02 de setembro de 2015, 13h09min

    Carlos o gerente da agência não pode passar por cima da avaliação do engenheiro. E pelo que você está colocando o problema não é seu, mas recorrente.

    Nunca me aconteceu de um imóvel ser avaliado tão acima do valor de mercado, não sei te dizer se será produtivo entrar em processo contra a Caixa; e o pior é que saindo do SFH a taxa de juros será bem mais cara. Não seria interessante vocês entrarem com ação conjunta? Ou tentar o financiamento por Itaú ou Santander? Desculpe não poder te ajudar, boa sorte.

    ?

    Desconhecido Terça, 08 de setembro de 2015, 0h11min

    Olá "fauve", complicado esse caso porque não sei até que ponto a caixa, engenheiro e construtora estão envolvidos nisso. Alguém sai ganhando com o aumento do valor da avaliação. O Gerente me respondeu informando que não pode me encaminhar a cópia do laudo do engenheiro porque é um documento interno do banco.
    Infelizmente vivemos em um país de @#1@. Onde sempre o lado mais fraco da corda é a população. Infelizmente aqui nesse país, vc paga internet e só tem garantia de receber 20%, vc compra imóvel por 618 mil e avaliam em 810 mil, etc e nada acontece com as empresas.
    Somente o povo é lesado, cabendo a ele entrar na justiça e ainda correr o risco de perder ação tendo que pagar as custas por algo que é seu de direito.
    Absurdo total. Estou indignado. Talvez a solução seja localizar outros moradores lesados e contatar advogado para ver as possibilidades jurídicas de ter a quebra de todos os contratos de compra e venda / financiamento do condomínio.
    Feito isso, tentar pedir alteração de retratação financeira por perda pelo fato de estar pagando juros mais altos e então refazer o contrato de financiamento com a taxa de juros menor e abrindo a possibilidade de utilização de FGTS.
    A dúvida cruel é: É possível ter ganho de causa contra Caixa Econômica Federal?

    F

    fauve Terça, 08 de setembro de 2015, 15h18min

    Carlos nem a construtora e nem o engenheiro ganhariam com essa avaliação. A construtora porque independente do valor avaliado venderá pelos R$618 e o engenheiro porque é terceirizado. Na prática você sai do SFH e entra no SFI e vai ser bem penalizado quanto às taxas. E quem ganha é a própria caixa. Não tem como fazer o financiamento em outro banco?

  • -1
    Jefferson Carvalho

    Jefferson Carvalho Terça, 27 de dezembro de 2016, 13h38min

    Boa tarde, Carlos. Gostaria de saber qual foi o desfecho de seu processo habitacional junto à Caixa Econômica Federal. Também estou passando pelo mesmo impasse que o seu. Grato.