Bom dia, trabalho em uma empresa de grande porte multinacional, tenho 7 meses na empresa e percebi que existe um sistema de segurança na empresa que é muito falho, com isso desenvolvi um projeto em minha casa, esse projeto é um aplicativo de conferência eletrônica via tags e um software de computador que vai diminuir em 90% os registros de quase acidente de toda a planta da empresa.

Solicitei o registro de patente do mesmo, só que ao comentar isso com o meu gestor ele me disse que como eu fiz algo para empresa mesmo que tenha sido feito em casa, mesmo que a empresa não me dê meios para desenvolver (Aqui na empresa não tem os softwares necessários para desenvolvimento), segundo ele o projeto é da empresa ou seja tenho que dar os códigos de fonte bem como a forma de utilização e a patente para eles, isso procede ?

A minha ideia era implantar aqui na empresa sem ônus mais manter a patente comigo para um aluguel em outras empresas já que é algo bastante inovador.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de setembro de 2015, 10h38min

    "meu gestor ele me disse que como eu fiz algo para empresa mesmo que tenha sido feito em casa, mesmo que a
    empresa não me dê meios para desenvolver "

    O que diz seu contrato de trabalho sobre isso???

    T

    tiago Quinta, 03 de setembro de 2015, 10h44min

    O direito de patente é seu. Para desfazer qualquer desconforto quanto a dúvida, patenteio o após patenteado alugue a outras empresas, depois se achar conveniente alugue para a que você trabalha. Claro creio que o App não se chame assim (exemplo: nome da empresa "gato pingado" - o nome da sua App não pode ser gato pingado App) entendeu? qualquer coisa Dúvida entre em contato comigo

    [email protected]

    ?

    Desconhecido Quinta, 03 de setembro de 2015, 10h50min

    Rafael, eu trabalho na área de eletrotécnica a minha função não foi descrita como "desenvolver software" trabalho na manutenção e resolvi desenvolver o aplicativo pela condição insegura que visualizei em área, eu iria dar esse software para a empresa mais ao mostra-lo a algumas pessoas todas elas enxergaram um potencial enorme inclusive para vender ou alugar a outras empresas.

    @Tiago
    Eu já solicitei a patente paguei as taxas e envia os documentos, o nome não faz referência a empresa, com as suas recomendações eu fico mais tranquilo agora pois vou trabalhar para aluga-lo a outras empresas.

    T

    tiago Quinta, 03 de setembro de 2015, 10h53min

    Matheus, Exatamente seus direitos são constituídos e assegurados, sou especialista em Direitos Autorais tenho alguns livros publicados, caso queira estar lendo. Qualquer dúvida pergunte.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 03 de setembro de 2015, 14h41min

    Eis a questão, Matheus, desde que seu contrato em nada envolva desenvolvimento de soluções na área de informatica, o que vc criar é seu e ninguém tasca!!!!