Tenho uma grande dúvida, estou gestante de 4 meses, e gostaria de saber se a empresa onde eu trabalho pode me encostar pelo INSS, coisa que não quero. Esses dias eu passei mal e fui ao hospital e peguei atestado, no dia seguinte cheguei e entreguei o atestado e a minha subgerente veio falando que a empresa esta pensando em me encosta, pois estou dando muito atestado, no meu ponto de vista não estou, porém estou sentindo dores fortes e preciso de um acompanhamento, mas estou apta a trabalhar. Minha dúvida é, a empresa pode afastar pelo INSS quando a pessoa é gestante?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 09 de setembro de 2015, 0h31min

    Quem irá decidir se vc está ou não apta a trabalhar é o médico do trabalho. Gravidez não é doença, mas sentir dores é sinal de alerta. Acompanhamento vc só terá fora do horário de trabalho, se for durante seu expediente sem a menor dúvida vc será caso para o aux doença, pois, afinal, se tem dificuldade de estar todo dia no trabalho, de cumprir sua jornada, é porque não está bem de saúde.

    O fato é que ao completar 15 dias de afastamento, mesmo que intercalados, dentro dos últimos 60 dias, os próximos serão a cargo do INSS.