Pessoal esse é o meu relato, de como minha cachorra foi envenenada, gostaria de no minimo pedir restituição dos gastos no veterinário, posso pedir isso para a administradora do condomínio ou pro condomínio? Após voltarmos do trabalho em torno das 18:30 fomos limpar o apartamento como costume, e encontramos uma garrafa reutilizada de amaciante onde estava escrito SODA LIQUIDA, que estava molhada e mordida em nossa área de serviço. Levamos um susto e ficamos muito preocupados pois aquele recipiente não nós pertencia e nunca tínhamos visto, além de termos uma cachorrinha de apenas 5 meses que fica em casa todo o dia e que claramente havia mordido o objeto. Ficou obvio que jogaram o recipiente em nossa sacada e que a cachorra levou para a área de serviço pois as portas ficam abertas. Não sabemos que horas ela teve acesso a garrafa, nem quanto tempo ela ficou exposta ao produto químico. Foi encontrado junto com a garrafa sujeira, incluindo caco de vidro. Hoje de manhã foi necessário levá-la ao veterinário pois ela estava babando e com sinais claros de intoxicação.

E ela late muito pouco, e nunca houve reclamações sobre ela, somos cuidadosos e já foi chamado até mesmo um adestrador, previamente, para que não lhe fosse estimulado maus hábitos.

A questão é que não tenho como comprovar quem fez essa barbaridade, mas o meio mais fácil seria a minha vizinha, pois ela consegue ter acesso a minha sacada. Contudo nós já percebemos que ela trabalha muito e mal fica em casa, e pensamos que poderia ser a empregada, mas não temos como comprovar. A conta veterinária ficou alta, já fiz B.O., tenho laudo da veterinária falando sobre envenenamento, e descrição dos gastos. O pior é que agora a sacada não pode ficar aberta, nem quando eu estou em casa, pq vai q estou no quarto e jogam algo para ela e não percebo, me sinto presa dentro de casa. Além de ter gasto com camera, e colocar tela agora na sacada, no fim a conta está quase batendo os 1000 reais. E so pra reforçar a cachorra não late nada, ela dá poucos latidos ao longo do dia e não late quando chegamos em casa. O condomínio não tem seguro ou algo assim, para cobrir eventuais gastos? tudo bem que não podemos provar quem especificamente fez isso, mas foi dentro do condomínio, e o condomínio responde pelas questões legais.

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 11 de setembro de 2015, 12h01min

    não tem como provar não tem como de quem cobrar

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h32min

    Me pontuaram sobre esse artigo.
    Art. 938. Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido. (lei 10406/02).
    Alguém sabe mais algum que pode me auxiliar??

    H

    Hen_BH Sexta, 11 de setembro de 2015, 23h57min Editado

    O artigo legal que você cita só se aplica quando não se consegue identificar o apartamento onde reside o causador do dano, pois se você tiver provas de qual foi o morador que jogou, cabe apenas a ele responder pelo dano, e não ao condomínio. E cabe a você provar que foi o morador "X", ou então que a garrafa foi jogada/caiu de algum dos apartamentos.

    "...A questão é que não tenho como comprovar quem fez essa barbaridade, mas o meio mais fácil seria a minha vizinha, pois ela consegue ter acesso a minha sacada..."

    O simples fato de a garrafa estar na sua área não induz pensar necessariamente que tal situação ocorreu. A justiça não se contenta com meras alegações e suposições, mas requerer sempre provas concretas.

    Como você não tem provas se alguém efetivamente jogou a garrafa propositalmente, e menos ainda de que ela tenha caído ou sido jogada de algum dos apartamentos do seu prédio (alguém pode ter jogado da rua, ou de um prédio vizinho), uma ação judicial não teria grandes chances de prosperar.

    E mais: se acusar alguém sem provas, o risco de a conta subir mais é certo, uma vez que isso pode acarretar uma ação de indenização por danos morais.

    D

    Desconhecido Sábado, 12 de setembro de 2015, 9h30min

    Texto da lei é uma coisa interpretar esse mesmo texto é outra coisa