Olá! Gostaria de saber como um transexual, travesti ou transgênero consegue incluir o seu nome social no RG. Trabalho como recepcionista em uma unidade de saúde e uma moça que passa dificuldades por conta de seu nome civil perguntou. Já atendi pessoas que tinham no RG o nome civil e o nome social grafados em letras diferentes para diferenciá-los. Gostaria de saber como isso ode ser feito.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de setembro de 2015, 12h17min Editado

    JESSICA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível substituir o prenome do TRANSEXUAL no registro de nascimento, RG, CPF, CNH, PIS e demais documentos.

    Em relação a travesti não é possível o que mencionei para transexual (porque há grande diferença). Neste caso, o estado fornece para o travesti uma carteira com nome social na DST/AIDS do Posto da Vila Mariana.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de setembro de 2015, 12h52min

    Muito obrigada Herbert. No meu caso a moça é transexual. Vou orientá-la a procurar um advogado.
    Você sabe me dizer se ela vai precisar de laudo de psicólogo ou médico psiquiatra?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de setembro de 2015, 12h58min Editado

    JESSICA

    Necessário laudo psicológico que ateste a transexualidade, fotos, certidão de nascimento, rg e certidões negativas que o advogado pedirá. Se ela for de SP acabará chegando a mim. Informe a ela o meu site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h17min

    Não, eu moro em Angra dos Reis, RJ.
    Mas, vou passar essa informações para ela e orientá-la a procurar um advogado. Muito obrigada. =D

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h30min

    JESSICA

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h41min

    É possível incluir no nome o apelido pelo qual a pessoa seja mais conhecida, como no caso do Pelé, a Xuxa, apresentadora, o Xuxa nadador, lutadores de MMA, e etc. Desde que se prove que é conhecido socialmente por aquele nome é perfeitamente possível inclui-lo.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 11 de setembro de 2015, 13h49min Editado

    RAFAEL

    Aqui a alteração de prenome é por por TRANSEXUALIDADE. E neste caso, a prova para alterar de prenome masculino para feminino e vice versa é somente o LAUDO MÉDICO atestando a transexualidade, além de fotos etc. É uma retificação bem específica.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com