Ola. Realizei uma compra com cheque pre datado e o vendedor descontou o cheque antes do prazo. Há alguma coisa que eu possa fazer para pedir ressarcimento do dano que tive? Ainda tem mais um cheque para o proximo mes. Existe como evitar que ele solte o cheque antes?

Respostas

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 11 de setembro de 2015, 17h44min

    Marco,
    Você pode ajuizar uma ação de indenização por danos morais, com base, inclusive, na súmula 370 do STJ, pois aquele que antecipa a apresentação do cheque viola a boa-fé objetiva do contrato. Há a teoria, no caso, de dano presumido, mas melhor você provar os danos e problemas sofridos, como a falta de fundos naquele dia da compensação e as consequências sofridas. Quanto a evitar a apresentação futura de outro cheque, não creio que seja possível.
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    ?

    Desconhecido Terça, 22 de setembro de 2015, 8h49min

    Obrigado Luciana!!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 23 de setembro de 2015, 20h49min

    Sempre às ordens!
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada