Tenho uma audiência de conciliação de alimentos e gostaria de tirar umas dúvidas.
1.vou ter tempo de passar ao defensor público meu caso? 2.estou a 5 meses separada do pai do meu filho q saiu de casa p morar com outra, assim q recebeu a carta da audiência me expulsou da casa dele com nosso filho e mandou eu me virar, não estou trabalhando pq ele fez questão q eu saísse do emprego qd estávamos juntos(já estou procurando trabalho) ele poderia ter feito isso ? Posso dizer isso na audiênci? Moro de aluguel com a ajuda dos meus pais. Posso dizer tbm ? 3.ele disse q vai fazer de tudo p o juiz baixar o valor, vai disser q ainda tem responsabilidade com o outro filho q já tem 18 anos, não trabalha e já é pai. Disse tbm q vai pedir a guarda compartilhada e depois a definitiva sop nao pagar pensao.Ele vive uma vida de ostentações com lancha, jetsky, cordãos, pulseiras e anéis de ouro. Posso levar fotos q provem isso no dia da audiência? 4.Ele tem outras fontes de renda duas casas e uma loja alugada só q a loja esta no nome daae dele, posso levar documentos q comprovem isso? 5. Ele pegou nosso filho na escola sem me avisar e levou p casa dele p passar o FDS, ele pode fazer isso? 6. Na audiência fica estabelecida a guarda ou tenho q entrar com outro pedido? 7. Não temos um bom relacionamento ele inclusive esta me ofendendo nas redes socias, como devo agir? Desde já agradeço.
Afinal, ele saiu de casa ou a expulsou da casa??
Pouco importa as fotos que demonstre o conforto, a pensão é para ele arcar com metade das despesas básicas dos filhos, além de que o que mostra as fotos ele bem pode alegar que ganhou, que as mulheres dão a ele e etc. Não é prova de capacidade financeira.
Bens em nome de terceiro pouco importa, não são considerados, não interessa o que vc sabe ou pensa que sabe a respeito dos bens em questão.
"Disse tbm q vai pedir a guarda compartilhada e depois a definitiva sop nao pagar pensao." - A guarda compartilhada é direito DA CRIANÇA, pois é quando ela pode conviver tanto com o pai quanto com a mãe. E com a alternância de lar a pensão deixa de ser mesmo devida, afinal, cada genitor assume as despesas do filho quando este estiver com ele, devendo os genitores definir quem assume as despesas mensais fixas, como se haverá escola particular, se será pago plano de saúde.....cada um fica com uma conta mensal.
"pq ele fez questão q eu saísse do emprego qd estávamos juntos" ..."ele poderia ter feito isso ? Posso dizer isso na audiênci? "- Onde os assuntos e decisões do casal importam numa audiência para definir pensão alimenticia de uma criança???? Todos fazemos escolhas ao longo da vida, umas boas, outras nem tanto, mas temos o poder de aceitar ou rejeitar sugestões, se vc aceitou sugestões vc tem de viver com o resultado de suas escolhas. A culpa não é dos outros, sejam quem eles forem.
'Moro de aluguel com a ajuda dos meus pais. Posso dizer tbm ?" - E no que isso faria diferença?? O relacionamento acabou, cada um para um lado, vc cuida da sua vida, da sua moradia (como fará é questão sua), e ele cuida da dele.
"Ele pegou nosso filho na escola sem me avisar e levou p casa dele p passar o FDS, ele pode fazer isso? " - E por que não??? Ele é o pai ou não é??? Se a criança já tinha um pai, não é porque o casal se separou que a criança perdeu o pai, a separação é entre vc e o adulto pai de seu filho, não é entre a criança e ele. Sem dúvida que a criança tem todo o direito a manter convivio com o pai!!!
Se vcs não combinarem nesta conciliação a guarda, sim, vc terá de ir a justiça em processo proprio para este fim, mas já fique sabendo que a justiça prioriza a guarda compartilhada.
"Não temos um bom relacionamento ele inclusive esta me ofendendo nas redes socias, como devo agir?" - Já diz o ditado que quando 1 não quer, 2 não brigam. Tire ele de suas relações, contenha a curiosidade. Evite trocar palavras com ele, deixe o passado para trás, Pronto, dificilmente ele irá lhe procurar só para lhe ofender.
Obrigada por responder Ele primeiro saiu de casa, mas ia la sempre me precionar e aterrorizar p sair logo, assim q recebeu a carta informando da audiência disse q se eu não saísse iria jogar minhas coisas na rua e trocar as fechaduras, saí e ele esta morando lá. Quero deixar claro nunca passou pela minha cabeça impedir ele de ver ou esta com o filho, só acho q ele deveria ter me avisado antes q iria pegar nosso filho na escola eu teria mandando roupas e o remédio q ele esta usando.
Ana, o correto é vc ir na defensoria publica, informar todos os fatos para o defensor. Já que você ajuizou acao de pensão alimentícia, deve também ajuizar a ação de guarda. Caso o seu ex-companheiro continue fazendo ameaças, seja em redes sociais ou pessoalmente, vc pode ir na delegacia da mulher e fazer um BO. No processo de alimentos, tudo que vc tem de documentos e até mesmo fotos do padrão de vida do pai do seu filho é valido e o juiz provavelmente vai analisar..isso caso o genitor não concordar com o valor fixado na pensão.
Qd o filho dele de 18 anos era menor ele o pegou p criar. O menino vivia de casa em casa de parentes nunca teve uma estrutura familiar, não tem estudo e nao trabalha. Ficamos sabendo q ele esta usando droga e o pai simplesmente disse q se acontecer algo não precisa nem comunica a ele! O garoto já disse p várias pessoas q queria ver o pai morto! O garoto é perturbado Não quero q meu filho seja criado assim! Hj o pai do meu filho esta morando com uma mulher com quem tem brigas constantes como já me disseram. Ela tem 4 filhos um de cada pai e não quis criar nem os próprios filhos fico pensando em como ira tratar o meu...