Sei que esse é um direito previsto por lei, que tal benefício deve ser usado para que utiliza do transporte público. Agora para aqueles que dependem do transporte público, mas que por reestruturação da empresa passou a desempenhar suas funções em horário não compatível com os horários dos ônibus qual faz o percurso de sua residência até seu trabalho. Qual seu direito? Sendo que se pagar o transporte com combustível quase ultrapassa o valor de seu salário.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de setembro de 2015, 21h13min

    Antes de mais nada, o VT somente é devido a quem não tenha meios proprios de locomoção. Se um trabalhador tem carro (paga o financiamento, o seguro, a manutenção, combustivel e etc) ele deixa de ter direito ao VT.

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 21h56min

    Mas a questão não é essa. O que quero dizer está na incompatibilidade de horário do transporte com o turno de trabalho.
    Imaginando em uma cidade em que tem todos horários 24 horas, podemos ver que este ambiente sem inércia não é em todos os lugares. Digo as vezes por esta incompatibilidade de horário a pessoa se vê obrigada a utilizar do veículo não por comodidade, mas sim por ser o único meio de locomoção compatível e mesmo assim sem ter condições financeiras para tal.
    Isso vejo como uma exceção a regra, nem tudo se enquadra existem exceções que devem ser avaliadas:
    -Como a real necessidade do benefício;
    -Compatibilidades de turno e horários de ônibus;

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h05min

    Não existe transporte urbano circulando oficialmente no horário de entrada ou de saída do empregado???

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h15min

    Sim entendo, mas para utilizar o transporte deveria espera 8 horas até que este mesmo que não esteja atrelado ao meu turno de trabalho. Por isso digo da incompatibilidade de horário , assim trabalho 8 horas e espero 8 horas pelo ônibus para assim ter direito de um benefício. Você não acha muito fria a regra.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h18min

    "assim trabalho 8 horas e espero 8 horas pelo ônibus"

    Não entendi. Afinal, tem ou não tem transporte urbano oficialmente nos horários de entrada e de saida?? Se tem, não há o que fazer, lamento.

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h32min

    Sim existe, eu moro na cidade A e trabalho na cidade B, recebo vale transporte para ir e voltar do trabalho, está tudo correto. Agora por reestruturação da empresa fui alocado para um projeto noturno e este turno não tem horário de ônibus compatível para eu voltar para minha casa, pois saiu 00:30 e o próximo horário de ônibus seria as 08:00 da manhã.
    Agora terei que vir de carro do meu pai, mas o dinheiro gasto com combustível será quase o valor do meu salário. Então por não haver horário de ônibus, vejo a possibilidade de reverter tal benefício para suprir minha necessidade. Pois foi a empresa que me trocou de turno sabendo desta dificuldade de transporte.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h51min

    E o que a empresa diz sobre isso??

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 22h55min

    Então passei esta visão e eles estão avaliando o caso, mas gostaria de saber se já existe isso previsto em algum lugar.
    Obrigado pela troca de conhecimento.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 16 de setembro de 2015, 23h19min

    O ideal seria mudar seu horário de trabalho.

    ?

    Desconhecido Quarta, 16 de setembro de 2015, 23h31min

    Verdade. Agradeço sua atenção.