PAGO COMO AUTONOMA E ESTOU EM GOZO DE AUXÍLIO DOENÇA COM O TETO MÁXIMO E PRETENDO CONTINUAR PAGANDO PARA ATINGIR OS 15 ANOS PARA APOSENTAR POR IDADE SE CORTAR MEU BENEFÍCIO QUAL O CÓDIGO DEVO CONTINUAR CONTRIBUINDO PARA NÃO CORTAR MEU BENEFÍCIO?

Respostas

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Sexta, 18 de setembro de 2015, 19h21min

    Estando em gozo de auxílio-doença você está incapacitada para o trabalho pelo que deverá estar afastada de sua atividade, caso em que não são devidas contribuições para o INSS. Independentemente de estar recolhendo contribuições o tempo intercalado de gozo de auxílio-doença entre períodos de atividade é contado como tempo de contribuição para efeito de carência para aposentadoria por idade ou tempo de contribuição. Se após a alta do auxílio-doença vocêr voltar à atividade poderá continuar recolhendo como contribuinte individual (autônomo) ou se não voltar a trabalhar poderá recolher como segurado facultativo, a fim de completar a carência para a aposentadoria por idade.