Moro a 9 anos com esse homem, tenho um filho com ele de 5 anos. Mas agora quero me separar pois já aguentei demais o que ele me faz. Eu nunca trabalhei durante a vida com ele. Ñ só pq eu ñ qria, mas tbm pq ele qria escolher onde eu trabalharia. Bom mas oq qro saber é sr tenho algum direito a algo. Ele tem um caminhão, um carro q está no meu nome e uma casa. Tenho direito algo. Tenho medo de exigir algo dele pois ele é bem violento no que toca de bens materiais. Mas ñ posso recomeçar a zero tbm.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 21 de setembro de 2015, 15h59min

    Vc tem de se decidir, se vai ou não requerer a divisão dos bens.

    Tudo o que foi conquistado onerosamente durante os 9 anos tem de ser dividido. Pensão para vc será temporária, de 4 a 6 meses, e soma dela com a pensão para seu filho não poderá passar de 30% da renda dele, e quando a sua acabar vc não vai poder pedir aumento da pensão de seu filho só porque a sua se extinguiu.

    Ter aceitado as imposições dele foi escolha sua, decisão sua em não trabalhar, vc elegeu a vida com ele como prioridade, ao invés de ter sua própria vida, sua independência. Agora terá de arcar com a consequência de sua escolha, lamento.

    D

    Desconhecido Segunda, 21 de setembro de 2015, 23h24min

    Os bens comprados no período da convivência, poderão ser divididos, independente se estão no seu nome ou em nome dele.
    A guarda do filho, deverá ser compartilhada, e quem não morar com a criança, pagará a pensão alimentícia.
    Se é dependente de seu companheiro, por vontade própria ou não, poderá pleitear pensão alimentícia na justiça, caso ele se recuse a pagar espontaneamente. Sua pensão será provisória, para você recomeçar/encontrar emprego. Independente do número de alimentandos, o valor da pensão não passará de 30% da renda que ele comprovar.
    Assim sendo, consulte/converse com advogados de família de confiança, pessoalmente, e junte provas da aquisição dos bens.