Um colega da empresa em que trabalho veio me contar que seus pais se separaram por que o pai dele batia em sua mãe e estava mantendo ela presa em casa e obrigando-a a manter relações sexuais contra a vontade dela, a coisa se agravou e ele passou a fazer ameaças de morte para a mãe desse colega então descobriram que o pai dele é esquizofrênico e com isso a mãe dele deixou a residencia a mais ou menos um ano, A mãe dele recorreu a órgãos de defesa da mulher pra pedir ajuda e agora esse órgão está obrigando ele a assumir os cuidados com o pai dele mas ele é contra isso por razões segundo o que me contou e mostrou desde pequeno era agredido verbalmente e fisicamente possuindo até mesmo cicatrizes de surras dada pelo pai nele com cordas de náilon, fivelas de cinto e segundo ele até mesmo sufocamento e chutes além de sofrer vergonha em publico onde o pai em questão o envergonhava chamando-o de afeminado e até mesmo incentivando outros a fazer isso inclusive no colégio quando criança. Além dele tem mais dois irmãos um de menor 15 anos e outro de maior 20 anos e eles não passaram por nada desses espancamentos e agressões mentais e emocionais. a minha duvida é: diante de toda essa situação o meu amigo pode ser obrigado a cuidar desse pai?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 22 de setembro de 2015, 22h09min

    Ele deve buscar o laudo de um terapeuta, psiquiatra, que confirme ter sido altamente negativo para ele o convivio com o pai, que até mesmo hoje isso é altamente custoso.

    Isso de fato acontece, a criança gera um estress tão grande que passa a sofrer de estress pós traumático, como acontece com os soldados que voltam da guerra com profundos traumas, problemas emocionais.

    L

    Luiza Quarta, 23 de setembro de 2015, 0h41min

    Tenho uma amiga em situação semelhante e a decisão judicial foi a seguinte: não se pode obrigar a filha a prestar cuidados e carinhos a uma mãe que tanto lhe maltratou. Deve a filha prestar suporte financeiro dentro de suas possibilidades e nada mais. Foi negado inclusive o pedido de um dos irmãos de que a filha tivesse obrigação de ficar com a mãe aos finais de semana. No caso dessa amiga foi usado o laudo da psiquiatra que a acompanha há anos.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 24 de setembro de 2015, 0h30min

    Em alguns casos até mesmo o suporte financeiro pode ser dispensado, como no caso em tela, que o pai abandonou economicamente a prole. Quer dizer, se ele não cumpriu com a obrigação dele em sustentar o filho, dando a ele as minimas condições de buscar o proprio sustento, não poderá agora usufruir de algo a que ele não favoreceu a conquista.

    Esta situação foi até de um caso no mundo artistico. Uma cantora depois de fazer sucesso foi procurada pelo pai que abandonou a familia em dificuldades, o sujeito pedia uma pensão. A justiça o mandou caçar um serviço!!!

    Tatiana Braga

    Tatiana Braga Montes Claros/MG 160102/MG Quinta, 24 de setembro de 2015, 13h40min

    Ih, Rafael, agora fiquei curiosa. Como diz Tiririca, "quem é o cantor?"

    R

    Rafael F Solano Quinta, 24 de setembro de 2015, 14h34min

    Era menina, uma artistA.