Olá, eu gostaria de saber como faço para fazer uso do usucapião de forma correta. Quais os passos devo tomar para conseguir a posse de uma terra. Por exemplo, tenho lido aqui no fórum que para entrar com o usucapião devo morar 5 anos na propriedade e devo ter feito uso do terro etc, mas como faço para comprovar que já estou lá há pelo menos 5 anos? Tem como fazer alguma pesquisa para saber se um pedaço de terra está no nome de alguém? No meu caso, moro em uma área rural e há lugares onde não existe ninguém morando. Posso cercar uma área de terra para utilizar para moradia e agricultura de subsistência?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 24 de setembro de 2015, 14h19min

    Não ter vizinhos lhe visitando não quer dizer que não exista quem saiba de forma segura, e que seja pessoa idônea, que vc tem mantido a ocupação da área.

    Em se tratando de terreno rural,e conforme a metragem, o tempo de contagem não é de apenas 5 anos

    Francisco Temperini

    Francisco Temperini Terça, 29 de setembro de 2015, 21h10min

    Debora:

    Uma das características da posse é exercer sobre o bem o ânimo de dono.
    Para provar a posse sobre o bem poderá o possuidor obtê-la através de testemunhas, documentos ( conta de luz, agua, correspondência, notificação, etc...

    Obs: Quem toma conta ou é empregado nunca possuirá o bem como se dono fosse ( posse precária).

    Entre no google acesse código civil "Da aquisição da propriedade imóvel" ( usucapião ) artigo 1.238 e outros....