Mudei-me a pouco tempo para um apartamento com contrato de um ano. Há outros apartamentos no lote. Expliquei ao dono que eu era estudante e procurava um local sossegado para estudar. Após me mudar notei que há um casal que passa o dia inteiro brigando e se estende pela madrugada. Copos e pratos são quebrados além de gritos e batidas em portas e janelas. Desde que entrei não consigo dormir direito por causa do barulho.Já reclamei com o dono, mas não adianta. Posso rescindir o contrato sem ter de pagar a multa de 2700 reais prevista no contrato?

Respostas

    O

    Orlando Oliveira de Souza OAB 138804/RJ Sábado, 26 de setembro de 2015, 12h42min Editado

    Há uma outra visão ou saída sobre isso...as pessoas são responsáveis pelos seus atos quando estas exacerbam ou avançam contra direitos alheios em situações de vizinhança....um desses desrespeitos é: "desobedecer ao silêncio após às 22 horas...." e em quaisquer locais, então, cabe ao ofendido acionar a justiça contra tal desrespeito.Numa ordem, que é aconselhável "notificar" previamente o recalcitrante de que se continuar com os barulhos poderá o mesmo vir a sofrer uma medida judicial....isso também, a meu ver, não é de responsabilidade do locador chamar a atenção de outrem por causa de barulho, cabe a cada um que está sendo atingido pelo mal comportamento acionar os seus direitos contra a miopia de outrem em respeitar ao próximo....cada um de nós tem nossa esfera jurídica de proteção; basta a invasão desse limite para gerar um direito de frear o ato lesivo contra o dito recalcitrante, inclusive valendo pedir na justiça indenização de perdas e danos e/ou danos morais ao ofendido.Abs.([email protected]).

    ?

    Desconhecido Sábado, 26 de setembro de 2015, 15h01min

    Obrigada pela resposta. Pena, que é uma situação complexa. Na vida real não é tão fácil. Eu moro sozinha e esse vizinho já me olha torto e sei que as suas práticas não são muito lícitas. Preferiria pagar a multa a ter que me meter com bandido. A Justiça tem seus direitos formais, mas não dá conta de garantir materialmente, infelizmente.