Boa Tarde,

O pai da minha mãe era da Marinha e faleceu há 8 anos, deixou 2 mulheres e 2 homens de filhos, minha avó recebe uma pensão mensalmente desde o ocorrido. A irmã mais nova da minha mãe é a tutora da minha avó por conta delas morarem juntas... Gostaria de saber se as filhas tem direito à alguma porcentagem dessa pensão da minha avó em vida que recebe há tantos anos. Queria muito que me ajudasse nessa dúvida.

Cordialmente, Tais Almeida.

Respostas

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Sábado, 03 de outubro de 2015, 17h09min

    As filhas de seu pai, desde que menores à época do falecimento, têm o direito de se habilitarem à pensão, desde que comprovada a paternidade através de documentação a ser juntada ao processo junto ao órgão de pessoal da Marinha.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de outubro de 2015, 20h10min

    Creio que tendo falecido há oito anos atrás sua mãe já era maior de idade, portanto, elas não tem direito a pensão, nem a parte do valor recebido pela mãe delas.

    R

    Rodrigo Zarpelão 100013/RS Segunda, 07 de dezembro de 2015, 19h14min

    Boa noite Taís. Vamos por partes, como diria Jack Estrupador, rsrs. Como ele faleceu há 08 anos e, ex combatente da marina,a lei 8059/90 o ampara. Nesse sentido, é cristalino o art. 5º na lei supra que podem ser dependentes a víuva, a companheira, os filhos solteiros até 21 anos, ou inválido,seus avós, se inválidos, e seus tios, até 21 ou inválidos.Sendo assim, a grosso modo, se elas, na data de falecimento de seu saudoso avo eram menores de 21, possuem direitos a pensão especial. Espero ter ajudado.

    Rodrigo Zarpelão de Matos OAB/RS 100.013 ([email protected])