Eu fui batizado por minha mãe na igreja católica apostólica romana quando tinha 8 meses de vida, ou seja, nem tinha ideia do que seria religião. Nunca frequentei missas ou cultos em minha vida. E a partir da morte de minha mãe, quando tinha 10 anos, passei a questionar a existência de Deus. Hoje em dia sou ateu e tenho o sobrenome SANTOS, que, ao meu ver, me liga à entidade religiosa do catolicismo. Queria saber se é possível excluir esse sobrenome por conta da questão religiosa.

*e também nunca conheci meu pai, queria usar apenas o sobrenome de minha falecida mãe.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de outubro de 2015, 18h59min

    Vc pode acreditar que seu sobrenome remete a dividades, contudo, é um nome genérico.

    Alterar nome, o qual não foi a própria pessoa quem escolheu, a Lei até permite, mas sobrenome não, pois este não foi inventado, ele vem sendo passado de geração a geração, e ele apenas registra sua origem, sua árvore genealógica.

    Muitos judeus foram forçados a abjurar da fé para aceitar a católica, e nisso eram obrigados a tmb alterar o nome de familia, afinal, deixariam de ser judeus, muitos passaram a inventar sobrenomes como Oliveiras, Pereiras, Pedreiras.......... E isso não torna nenhum Pedreira, Pereira, Oliveira e etc judeu, ou como originado da raiz de seus sobrenomes (pedra, pera, oliveira......).

    Lamento amigo, mas sobrenome não pode ser suprimido. Encare como algo antigo que nada tem haver com qualquer religião. E não tem, pois religião depende da fé de cada um elegendo algum culto ou filosofia, o que não é o seu caso.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 03 de outubro de 2015, 19h15min

    GEOVANY

    Este sobrenome SANTOS poderá ser substituído pelo sobrenome da esposa, ao se casar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com