Olá, amigos! Agradeço a quem ler e puder ajudar. Meus pais são divorciados desde que tinha 3 anos e por isso meu pai sempre pagou pensão alimentícia. Entretanto, há muitos anos paga R$ 200, um valor abaixo do estipulado pela justiça quando tinha uns 13 anos, que foi R$ 500. Quando minha mãe tentou contactá-lo para resolver, ele fez ameaças de sair do emprego e parar de pagar tudo, então acabou que ela não entrou com processo. Hoje, com 22 anos, cursando uma faculdade, consigo entender melhor e pesquisar como funcionam as leis sobre pensão. Sei que ele não poderia ter diminuído o valor por conta própria. Além disso, de dois meses pra cá ele também parou de pagar. Como sou maior de idade, pretendo entrar com processo por falta do pagamento, mas queria saber se é possível processá-lo também pela diminuição do valor que ele mesmo fez, pois passei muita dificuldade nesses anos para me manter estudando e sempre fui neglicenciada por ele. Espero que possam ajudar. Muito obrigada!

Respostas

    F

    FJ-.- Brasil Domingo, 11 de outubro de 2015, 12h46min

    se ele não entrou com pedido de exoneração quando você completou 18 anos, significa que ele continua tendo a obrigação do pagamento, você pode ajuizar ação de execução por ele não estar pagando o valor determinado e os atrasos. contrate um advogado ou defensor publico.

    ?

    Desconhecido Domingo, 11 de outubro de 2015, 13h01min

    Obrigada, FJ-.- Brasil! Vou fazer isso.
    Mais uma pergunta: li pelo fórum que ações de execução podem cobrar pagamentos de no máximo 2 anos atrás. É isso mesmo?