Gostaria de receber sugestões dos colegas que já estão no mercado. Estou com a minha carteira há 9 meses e não sei por onde começar. Não tenho prática, tentei estágios na minha cidade mas o que alegam por aqui é que nenhum escritório oferece estágio para advogado.Na realidade é uma desculpa, a cidade tem 350 mil habitantes e as principais atividades são comércio e indústria, ou seja maioria pobre e assalariada. Tem muitos escritórios e a competitividade é estranha, ninguém consegue se infiltrar (é quase uma maçonaria,rs!), ainda mais que sou uma pessoa reservada e tímida, num espaço onde só quem frequenta as rodas sobrevive. Esse é o meu drama, preciso trabalhar, sou casada e tenho mãe doente para cuidar, preciso sobreviver e estou desempregada há 2 anos. Trabalhava em uma empresa desde que me entendo por gente, pedi conta para poder viver meu sonho de advogar. Não tenho dinheiro para montar meu escritório, mas tenho um carrinho velho que em último caso será vendido para comprar o básico e abrir uma sala pequena. Gostaria que Deus iluminasse algum de vocês para me apontar uma direção que eu não esteja enxergando de dentro da situação!

Respostas

    Lopes Cavalcanti

    Lopes Cavalcanti 37241/PE Terça, 13 de outubro de 2015, 15h31min

    Oi Mel. Para começar você não precisará exatamente de um escritório agora, tendo em vista as suas condições. Sei como é ser tímida e sofri muito com isso. Busque fazer cartões de visita, não tenha uma área específica ainda, trabalhe com todo tipo de caso. Se possível, vá ao Fórum umas três vezes por semana e faça a captação de clientes. Se tiver conhecidos, divulgue mais. Encontre com os clientes em restaurantes. Logo poderá ter o seu lugar :)

    ?

    Desconhecido Terça, 13 de outubro de 2015, 15h41min

    Obrigada por dispor do seu tempo para me auxiliar Dra. Lopes Cavalcanti, suas sugestões são preciosas! Nesse momento de fragilidade não tenho conseguido raciocinar claramente. Colocarei em prática seus conselhos.Tenha uma excelente tarde e Deus a abençoe!

    T

    tiago Terça, 13 de outubro de 2015, 17h05min

    Oi melzinha, Você sendo já formada e com sua carteira, aconselho há pegar ações, comesse com pequenas, mesmo dos parentes, ou procure um Sócio, talvez alguém também se formando a pouco, que tenha menos timidez. Eu estou no segundo ano de faculdade, peguem estágio em um processo, no inicio da faculdade, hoje, posso se dizer que estou apto para atuar na especialidade em direito militar, esse é um exemplo apenas, proponho que se aprofunde ainda mais nunca desista. se fosse da mesma cidade, teriamos uma sociedade.

    ?

    Desconhecido Terça, 13 de outubro de 2015, 17h17min

    Obrigada Tiago,muito sucesso pra vc!

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    D

    dimas Sexta, 30 de outubro de 2015, 9h43min

    Bom Dia!
    Estou a procura de estagiário com carteirinha, si alguém tiver interesse favor ligar no número
    (31)3274-8007 para maiores informações,ou enviar currículo no email [email protected]
    pedir para falar com Fernanda Alves.

    D

    dimas Sexta, 30 de outubro de 2015, 9h47min

    Também tenho interesse em contratar advogados já formados com carteira da OAB, com experiência
    independente da área.
    (31)3274-8007
    [email protected]

    A

    ana Terça, 17 de novembro de 2015, 22h56min

    Olá Mel, sua situação é muito parecida com a minha, principalmente em relação a timidez. Não vou aqui contar toda minha história, mas posso te dizer que nosso maior problema não é exatamente a falta de experiência ou a falta de recursos, nosso maior problema é a timidez. Hoje em dia o mercado esta muito competitivo, o advogado precisa estar envolvido no meio social, precisa ser alguém muito comunicativo, sociável, precisa participar de eventos, festas, palestras, todo tipo de evento social possível e mais do que isso, precisa ter traquejo social. Se quiser advogar não basta estudar e se especializar, tem que saber lidar com as pessoas. Eu conheci e você deve ter conhecido muitas pessoas que cursaram a faculdade de direito, que vem de família humilde, que não tem parentes advogados ou influentes, mas eram estudantes que já na faculdade tinham facilidade de fazer amizades e estabelecer contatos, isso é o que mais conta na hora de conseguir uma oportunidade nesse meio. Para quem é inexperiente ou não sabe determinado assunto, ser for ao menos desenvolto vai conseguir contornar a situação, pois esse advogado sabe conduzir o cliente e transmitir confiança enquanto estuda o caso e busca informação com outros.
    Enfim, sugiro que, se realmente quer advogar, antes de tudo tente trabalhar a sua timidez, caso contrário, abrir um escritório no desespero e usar todas as suas economias pode ser um tiro no pé. Caso só esteja pensando nisso porque precisa trabalhar e, acredito, dá um certo desespero ficar desempregada (eu sei muito bem) procure um emprego de nível médio em outra área qualquer e vá estudando para concursos. Nem vou sugerir que procure um estágio, pois você já deve ter feito isso e sabe que depois de formado é quase impossível, salvo se tiver algum conhecido que lhe dê essa chance.

    ?

    Desconhecido Terça, 24 de novembro de 2015, 17h24min

    Oi Ana, obrigada por comentar! então, na verdade estou estudando para concurso, mas é tão difícil concentrar com as contas chegando! realmente a timidez é um problema recorrente em minha vida apesar de não ser daqueles tímidos antissociais.Estágio tentei e definitivamente não encontra aqui, vou fazer uma prova ainda este ano e espero poder voltar aqui com boas notícias.Te desejo muita saúde e sucesso, abraço!

    F

    FJ-.- Brasil Terça, 24 de novembro de 2015, 17h37min

    Mel, o inicio nunca é fácil pra ninguém... tenha em mente que o mais importante é fazer sempre o melhor possível dentro da sua capacidade profissional. Não tenha vergonha de perguntar, transmita segurança para seus futuros clientes ... faca seu escritório na sua casa nesse inicio...confeccione cartões de visitas, se tiver algum conhecido que possa fazer um site com informações de contatos e as áreas que voce atua, divulgue nas redes sociais...se cadastre em sites jurídicos...No fórum sempre tem pessoas que precisam de advogados, principalmente nas varas de família... conquiste clientes por um valor justo, e acredite no seu potencial...

    ?

    Desconhecido Quarta, 25 de novembro de 2015, 15h10min

    É isso aí FJ Brasil! já estou amadurecendo essas ideias a colega Dra.Lopes Cavalcanti me deu umas dicas semelhantes. Sou uma pessoa esforçada,sempre fiz tudo sozinha com ajuda de Deus e o suor do meu rosto,ser advogada é um sonho muito antigo e ousado pra quem foi criada só por uma mãe muito guerreira e que agora precisa muito de mim.Em Janeiro vou me aventurar! Um abraço colega.