Olá pessoal, estou cogitando a separação, porém são muitas variáveis e dúvidas que ainda me deixam insegura. Moramos juntos há cerca de 3 anos(quando tive nossa filha) porém nunca registramos nossa união e nunca tive interesse. Adquirimos vários bens( a maioria com dinheiro proveniente do meu pai) e nunca deixei de trabalhar. Porém eu trabalho meio período e o outro cuido da casa e da nossa filha , e sei que com meu salário não conseguiria sustentar à minha filha e a mim, mesmo trabalhando o período todo. Como devo proceder? Ele nao quer a separacão ( e quem iria querer se separar de alguém que dá todo o salario em suas mãos e ainda é empregada doméstica?) Devo sair de casa com ela? Devo pedir que ele saia? Nós ainda moramos de aluguel. Eu realmente não gostaria de contar com pensão dele para sustenta-la mesmo sabendo que é obrigação dele. Eu só queria paz, mas parece que as separações só pioram as coisas (disputas, chantagens, manipulações) ee quem sai perdendo sempre são os pequenos. Alguém me da uma luz.?? Obrigada.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quinta, 15 de outubro de 2015, 22h32min

    Vc entrega seu salário a ele porque quer, não precisa. Vc é, tanto quanto ele, capaz de assumir pagar as contas.

    A pensão da criança é direito dela, não seu. Se vc quiser trabalhar mais para sozinha suportar todas as despesas da criança. é com vc, é decisão sua, escolha sua, mas nada disso irá alterar os direito deste cidadão que POR MERO ACASO é seu filho, o direito de conviver com o pai tanto de tempo que convive com a mãe.

    Quanto a casa ser alugada, tanto faz quem sai, aquele que permanecer é quem irá assumir o aluguel. Ele não é obrigado a sair apenas porque vc quer se separar. Tem quem se separe e permaneça vivendo sob o mesmo teto justamente pela dificuldade de encontrar lugar para morar.

    Vc terá de buscar trabalho em tempo integral pois terá de sustentar a vc e arcar com metade das despesas de seu filho.

    Quais bens seria esses que vc adquiriu com dinheiro de seu pai?? Seriam móveis?? Carro??? Se tiver como provar que foram doações de seu pai (dinheiro saindo da conta dele para vc ou para pagar os bens), vc poderá exclui-los da partilha.

    ?

    Desconhecido Sábado, 17 de outubro de 2015, 12h03min

    Eu prefiro repassar todo o dinheiro a ele para que não hajam discussões, acusações, brigas desnessárias e consequentemente minha filha não seja exposta a isso. Eu não acho ruim de repassar o dinheiro, mas da falta de reconhecimento (isso eu que tenho que resolver, eu sei).
    Quanto a pensão, eu acho que é dever dele sim ajudar a nossa filha, não a mim.
    Nunca cogitei de tirar a criança do convívio dele, quero que ele continue sendo o pai que é. Esses bens (carro, móveis,etc) foram adquiridos com o seguro que meu pai deixou quando faleceu. Tudo o que ele adquiriu, como uma moto por exemplo, colocou no nome do pai dele, e eu nem quero nada disso.
    Enfim, começarei as buscas por um lugar para mim, e por trabalho... creio que terei que procurar a defensoria ou um advogado, certo?!
    Obrigada pelos esclarecimentos.