Já pesquisei muito e vejo muitas informações desencontradas. Minha dúvida é: Meus país são divorciados e não tenho mais contato com meu pai há alguns anos. Vou casar agora, posso EXCLUIR meu sobrenome paterno e acrescentar um sobrenome da minha esposa? Por exemplo: meu nome ey Fernando Cardoso Pinto Martins e da minha esposa Mariana Carbas da Silveira. Quero adotar o nome Fernando Carbas Cardoso. É possível na hora do registro do casamento?

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 16 de outubro de 2015, 19h21min

    FERNANDO

    No Estado de SP é possível excluir 1 sobrenome de solteiro e incluir 1 ou mais sobrenomes do cônjuge no momento do casamento. Outros Estados eu não sei.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Sexta, 16 de outubro de 2015, 19h50min

    Obrigado Herbert, sou do Rio de Janeiro. Vi em em alguns locais que eu preciso permanecer pelo menos com um sobrenome de solteiro e acrescentar o da minha esposa. Outros dizem que a lei fala apenas em acrescentar e não em excluir.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 16 de outubro de 2015, 20h06min

    FERNANDO

    Esta norma estadual de manter de um sobrenome de solteiro é de SP. No RJ pelo que sei eles mantém a lei federal onde somente é possível incluir (sem excluir ou substituir).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.

    Lucas Garbossi

    Lucas Garbossi Sábado, 19 de dezembro de 2015, 20h17min

    Olá Herbert, moro no Paraná e tenho uma dúvida semelhante, meu nome é Lucas Patrick Garbossi Rosa, (sendo Garbossi o sobrenome materno e Rosa o sobrenome paterno) e o da minha futura esposa é Maria Angela Dezuo, (sendo Dezuo paterno) desejo saber se é possível o nome ficar Lucas Patrick Garbossi Dezuo e Maria Angela Garbossi Dezuo

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 19 de dezembro de 2015, 20h47min Editado

    LUCAS

    Esta forma de inclusão e exclusão para igualar os sobrenomes dos cônjuges é possível se o casamento ocorrer no Estado de SP (devido as normas da corregedoria daqui). Tenho quase certeza que no Estado do PR ainda não é possível. Confirme no cartório daí.

    ERICH L. TURBUK
    www.turbuk.wix.com/mudarnome

    Marcela Abdalla

    Marcela Abdalla Segunda, 16 de janeiro de 2017, 13h16min

    Boa tarde. Caamento celebrado e nenhum dos conjuges optaram por mudar o nome. É possível, após 1 ano de casados, a esposa excluir 1 sobrenome dela e incluir os do marido ?

    Obrigada!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de janeiro de 2017, 13h21min Editado

    MARCELA

    É possível incluir o sobrenome do cônjuge na constância do casamento através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL no forum e por advogado. No blog abaixo tem mais informações sobre suas dúvidas (perguntas e respostas, documentos, prazos, contatos, e-mail etc).

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com