Quais os benefícios de ser de uma brigada de emergência e da CIPA?
O funcionário de uma empresa faz parte da CIPA ,ele também pode ser da brigada de emergência,quais seriam suas vantagens e desvantagens?
O funcionário de uma empresa faz parte da CIPA ,ele também pode ser da brigada de emergência,quais seriam suas vantagens e desvantagens?
As Brigadas de Emergências são formadas em empresas que se enquadrem na NBR 14.276/2006 da ABNT que define os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio. A empresa precisa ter o seu PPCI regularizado junto ao Corpo de Bombeiros.
Uma vez isto resolvido, o primeiro passo é seguir NBR 14.276/2006 da ABNT e partir dela definir a quantidade de brigadistas que dependerá do público permanente (empregados, estagiários, terceirizados) e flutuante da planta da empresa (visitantes). A carga horária do treinamento também varia conforme a NBR.
A Brigada é composta por trabalhadores voluntários empregados da empresa, que sejam alfabetizados, treinados e que façam parte do público permanente da planta, para em caso de sinistro estarem ali para atuarem. Não existe nenhuma remuneração extra para isto e nem estabilidade de emprego, embora algumas empresas cedam cestas básicas para os brigadistas como incentivo.