Gostaria de saber se poderia entrar com processo contra o INSS,pq eles negaram o pedido de aux maternidade pq o carne não está pago na data certa? Ele pode não está pago na data certa mais está pago contribuo pelo meu e todas as vezes que paguei atrasado entrei no saite recalculei o valor e paguei com juros e multa,e agora eles negam o pedido,queria saber se posso entrar com processo pq se puder gostaria de entrar com u. Processo, pq enfim atrazado ou não estão pagas,então acho que tenho direito

Respostas

    Benjamin

    Benjamin Domingo, 08 de novembro de 2015, 7h10min

    Janaina, o salário maternidade exige carência de 10 meses, isso quer dizer dez contribuições realizadas na data correta.. Caso alguma competência tenha sido paga em atraso, ela não contará para carência e logo o benefício não será concedido. Desta forma, em linhas gerais, a decisão do INSS no seu caso aparenta ser correta, embora seja necessário uma análise mais pormenorizada do seu caso para um parecer mais correto.

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Domingo, 08 de novembro de 2015, 12h19min Editado

    Para efeito de carência para o salário-maternidade do contribuinte individual (autônomo ou empregador), tem a mesma contada a partir do primeiro recolhimento sem atraso. Se a contribuição de seu primeiro mês de competência foi recolhida fora do prazo normal (até o dia 15 do mês seguinte ao vencido), a carência não terá sido concluída no décimo mês de pagamento, mas no décimo primeiro. Ex.: Se você foi inscrita como autônoma em 01/2015 e recolheu a contribuição de tal mês em 03/2015 (fora do prazo) juntamente com a contribuição do mês 02/2015, a carência será contada a partir de 02/2015 e não 01/2015, pelo que somente estará satisfeita em 11/2015 e não em 10/2015.