Estou em Nova York há uma semana, não consegui embarcar para São Paulo pela Delta porque o meu RNE estava vencido. Tenho passaporte japonês mas moro no Brasil há 50 anos. Em junho, viajei para Los Angeles com Korean Air Lines e não tive problema nenhum com o mesmo RNE vencido. Falaram que tenho de ir ao Consulado Brasileiro pedir o visto temporário. É esse o procedimento?

Respostas

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais)

    Erich L. Turbuk (clique aqui e veja mais) São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 08 de novembro de 2015, 8h35min

    MICHIKO

    É isto mesmo, pedir para o consul emitir autorização para esta finalidade específica.

    ERICH L. TURBUK

    H

    honorio vieira Suspenso Quarta, 11 de novembro de 2015, 13h26min

    Boa tarde Michiko,
    Pelo seu relato e tempo residente no Brasil, já deve ter mais de 60 anos, e portanto, para quem tem mais de 60 anos, está dispensado de renovar a carteira, de acordo com a Lei nº 9.505/97. Sugiro, que tire uma cópia da lei e faça uma tradução juramentada para o inglês, que nela consta tal situação. E quando chegar ao Brasil, proceda o mais rápido a renovação da sua carteira, mesmo não sendo obrigado, para evitar este constrangimento no futuro, pois a nova carteira vira com data de validade INDETERMINADA.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]