Temos um terreno em.nome do meu pai mas na época não fizemos inventário e nem demos entrada já se passou 27 anos gostaria de saber de quanto é a multa e quanto o advogado cobra pra fazer o inventário o valor venal do terreno é R$27000,00

Respostas

    G

    GLC Terça, 10 de novembro de 2015, 10h16min

    Comumente o valor da multa pelo atraso é de 20% em cima do imposto e não do valor do imóvel. Quanto aos honorários do advogado terá que verificar a tabela da OAB de seu estado.

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Terça, 10 de novembro de 2015, 10h27min

    Cleide,

    Se todos os herdeiros forem maiores e estiverem de acordo, contratem um advogado e façam o inventário extrajudicialmente, através de escritura pública em qualquer cartório de notas. A guia do ITCMD, com a multa, correção e juros, será calculada e feita para pagamento antes da lavratura da escritura.

    Quanto aos honorários, se vocês estiverem em SP, a tabela da OAB determina: 6% do valor dos bens, sendo o mínimo de R$ 1.800,00 (extrajudicial) e R$ 3.600,00 (judicial).

    À disposição,
    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada