Tenho 2 filhos, fruto de um relacionamento conturbado que durou 9 anos. Minha ex, mesmo dois anos depois do término, ainda não superou o fim, fez algumas tentativas para que nós reatássemos, mas frustradas, pois não tenho interesse a voltar a me relacionar amorosamente com ela. Até porque, estou feliz em um novo relacionamento maduro e que me ajuda a me relacionar muito melhor com os meus filhos. Além da rejeição por eu não ceder as tentativas de "voltar" com ela, ela tem muito ciumes do meu novo relacionamento, o que acarretou nesses últimos 2 anos, o acumulo de mágoa e muito rancor. Não sou médico para diagnosticar, mas acredito que ela esteja sofrendo algum tipo de depressão, pois a família me conta que ela não se socializa, não fala com a mãe e a irmã, mesmo vivendo na mesma casa, passa os seus períodos de folga trancada no quarto, a maior parte do tempo dormindo, não se preocupa com a aparência, pois já engordou uns 10kg nesse período, não quer saber de amigos ou de romances, ou seja, está se isolando de tudo e de todos. O problema é que agora ela está rejeitando o meu filho mais velho. Ele tem 9 anos e setá ficando cada dia mais parecido comigo, tanto fisicamente quanto a personalidade. E essa rejeição tem ficado cada vez mais explicita, pois ela briga com ele o tempo todo, ele se queixa de não receber carinho ou conforto da mãe, proíbe todas as coisas que ele gosta, humilha ele (como medida disciplinar), aterroriza ele com ameaças quando quer conseguir algo de mim. Até chegar ao ponto do meu filho dizer com todas as letras "Minha mãe não gosta de mim".
Com a minha filha mais nova de 5 anos, ela é diferente, quando tem que brigar ela briga, mas ao mesmo tempo trata ela com muito amor, tanto que a minha filha é completamente apaixonada pela mãe. Mas tenho percebido que ela está muito confusa com relação ao tratamento do irmão, ela pensa que é melhor do que ele e confirma que a mãe só gosta dela, além de ter algumas restrições comigo, já que ela percebeu que quanto mais ela gostar de mim, menos a mãe vai gostar dela.
Tudo o que minha ex quer é acabar com a minha vida, meu relacionamento, meu emprego, já fez várias investidas para que isso aconteça e nunca obteve sucesso, mas finalmente ela conseguiu me fazer sofrer através do sofrimento do meu filho. Pretendo pegar a guarda dele, mas ao mesmo tempo quero que ele tenha mãe, pois sei que o quanto aceitação de pai e mãe é importante para o desenvolvimento de uma criança, quase adolescente.

Gostaria de saber se é possível eu entrar com um processo e quais recursos posso usar para pedir que ela passe por uma avaliação psicológica, que dependendo do resultado ela seja obrigada a fazer um tratamento. Para que assim ela consiga viver a vida dela em paz, pois ela está visivelmente muito perturbada. E que dessa forma eu e meus filhos possamos viver em paz também e que eles cresçam em um ambiente saudável entre pai e mãe, mesmo separados.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 10 de novembro de 2015, 17h56min

    Denuncie ao Conselho Tutelar os maus tratos psicologicos, reuna testemunhas do comportamento da mãe.