Boa tarde! Desde antes do nascimento do meu filho venho expondo meus problemas com a mãe dele aqui. O fato agora é o seguinte: meu filho tem 10 meses, a mãe exerce a guarda e tenho visitas regulamentadas a cada 15 dias. Acontece que nesse intervalo das visitas a mãe se recusa a passar informações da criança, principalmente na questão saúde. Ela só me procura quando ele é internado ou gasta muito na farmácia me pedindo ajuda financeira. Tenho várias mensagens de vários dias diferentes em que eu pergunto a ela sobre a criança e ela não responde e me xinga ainda por cima. Eu sei que devo procurar a justiça para entrar com processo de alienação, porém qual o primeiro passo? Boletim de ocorrência? Eu queria fazer o BO pra dar um susto nela e ver se ela muda. Queria entrar com processo só em último caso, pois sabemos que isso demanda tempo, dinheiro e transtornos.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 16 de novembro de 2015, 21h36min

    Não é alienação, lamento.

    ?

    Desconhecido Terça, 17 de novembro de 2015, 9h30min

    Rafael, eu disse isso com base na Lei 12.318/2010, Art. 2 parágrafo único:
    "São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:
    (...)
    V- omitir deliberadamente a genitor informações pessoais relevantes sobre a criança ou adolescente, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço;"

    Segundo a lei é sim alienação, só não sei como fica na prática.

    Marina

    Marina Terça, 17 de novembro de 2015, 22h34min

    Jm sim, isso Eh indício de alienação. O BO não Eh o caminho. Procure um BOM advogado de família para te ajudar, Pq INFELIZMENTE o país está cheio de pessoas retrógradas que acham que mãe Eh melhor que pai e que batem palma para atitudes como essa.
    O ideal seria uma boa conversa, mas eu entendo perfeitamente que muitas vezes Eh impossível.
    Vc já tentou? Já mudou a abordagem?infelizmente essa Eh a mulher que vc escolheu para mãe de seu filho e com a qual terá que conviver até os fins de seus dias então quanto melhor ) ou menos pior) for a relação melhor para p filho de vcs!
    Muito boa sorte!