O pai do meu filho sumiu desde quando nasceu, não temos contato nem com ele e nem com sua família, meu namorado cuida dele desde pequeno, posso retirar o nome do pai da certidão e pro meu futuro marido registrar? Lembrando que não tenho contato com o pai e por isso não posso pedir a desistência, nem sei se ele está vivo ou morto e nem sua família até porque moram em outro país.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 20h34min

    NAIARA

    Excluir a paternidade (pai, avós paternos e sobrenome paterno) não é possível. Mas é possível incluir um sobrenome do padrasto ao atual nome do enteado através de ação de retificação de registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Segunda, 16 de novembro de 2015, 20h38min

    Naiara,

    Enquanto for um simples namorado, nada pode ser feito juridicamente a respeito.

    Após a sua união com ele, com intuito de formarem uma família, seja através de união estável ou casamento, daí, sim, será possível requerer a inclusão do sobrenome do padrasto ao nome do enteado (sem exclusão de nenhum sobrenome), através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Ou, se insistir na necessidade de alteração da filiação, poderão tentar uma Adoção Unilateral.

    Luciana Zoudine
    http://lucianazoudine.wix.com/advogada

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 17 de novembro de 2015, 6h10min

    NAIARA

    Excluir a paternidade (pai, avós paternos e sobrenome paterno) não é possível. Mas é possível incluir um sobrenome do padrasto ao atual nome do enteado através de ação de retificação de registro civil.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com