Olá.

Estou passando por uma situação confusa. Meus pais já são separados há 8 anos porém eles nunca se divorciaram no papel. Meu pai não tem mais contato conosco e nem nos ajuda.

Agora estou entrando em alguns processos seletivos nos quais preciso comprovar algumas coisas sobre meu grupo familiar, tais como renda familiar, documentos de cada um dos integrantes do gurpo familiar, etc. Alguns desses processos pedem certidão de casamento dos pais, caso eu resida com eles, e se forem separados o comprovante de separação. Sei que meu pai por não morar conosco não conta no grupo familiar, porém devo apresentar a certidão de casamento deles? Ou posso redigir uma explicação da situação a proprio punho?

Não sei o que fazer e tenho medo disso me afetar em meus processos seletivos.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 21 de novembro de 2015, 23h30min

    Seu pai não compõe mais seu grupo familiar, visto que nem a renda salarial dele vc vê, por isso ela não entra na composição da sua renda familiar.

    Esses processo seletivos são para emprego?? Tais informações são incompatíveis com as informações necessárias para uma admissão, o empregador não tem de saber se seus pais são casados, se vivem juntos ou separados, enfim, imiscuir-se no relacionamento de terceiros!!! São devidos apenas nome completo e telefone dos genitores, só isso.

    ?

    Desconhecido Domingo, 22 de novembro de 2015, 10h10min

    Olá Rafael! Obrigada pela resposta! Os processos são para concorrer a bolsas em universidades particulares. Tenho grandes chances pois nossa renda aqui em casa é bem curta, porém tenho medo dessa situação dos meus pais serem casados atrapalhar. Ou posso apresentar a certidão de casamento deles e o fato dele não morar com a gente não vai atrapalhar em nada?

    F

    FJ-.- Brasil Domingo, 22 de novembro de 2015, 10h21min

    Natasha, se você mora com a sua mãe, ele pode fazer uma declaração que esta separada de fato do seu pai a 8 anos, e registrar em cartório. Serve como comprovante que seu pai não pertence ao grupo familiar.

    ?

    Desconhecido Domingo, 22 de novembro de 2015, 11h58min

    Que ótimo então! Vou providenciar isso com minha mãe. porque não quero que fique parecendo que estou mentindo quando eu disser que meu grupo familiar é composto apenas por mim, minha mãe e minha irmã - e de repente apareço com uma certidão de casamento, vão ficar se perguntando sobre meu pai. Obrigada!

    R

    Rafael F Solano Domingo, 22 de novembro de 2015, 16h58min

    Natasha, não importa o estado civil de sua mãe, o que importa é a situação fática na qual vcs vivem. Seu pai sumiu no mundo, sua mãe é separada dele de FATO, é isso o que importa.

    Não receie, se alguém aparecer para confirmar as informações, eles verão na sua casa que seu pai não vive nela, e os vizinhos poderão tmb confirmar.