Meus pais se separaram quando eu tinha 7 anos, minha mãe ja fez familia e meu pai se casou a 5 anos, de uns tempos para cá o relacionamento ficou ruim com a esposa dele, parecia-mos estar morando de favor na casa do meu pai, que minha mãe ajudou a construir, era uma enorme humilhação pois nem meus amigos eu podia levar, até que em uma pequena discussão meu pai mandou eu e meu irmão ir embora de casa, por causa da esposa dele, estou morando com minha tia e meu irmão de 18 com minha irmã, tenho 17 anos, posso pedir pensão ? oque devo fazer ? tenho que contratar um advogado ? Trabalho de jovem aprendiz e estou terminando a escola, eu e meu irmão precisamos de uma casa porque estamos morando de favor.

Obrigada desce já!.

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 23 de novembro de 2015, 9h13min

    Bom dia, Rafaela.

    Primeiramente, você terá que juntar os documentos que comprovem que você é filha dele, certidão de nascimento já basta. Tem o nome dele na certidão de nascimento?
    Depois, terá que procurar um advogado que atue na área civil, mais especificamente em direito de família, ou deverá procurar a Defensoria Pública do seu Estado a fim de dar entrada no pedido de pensão alimentícia junto ao judiciário.

    Atenciosamente,
    Rulian Mendes

    ?

    Desconhecido Segunda, 23 de novembro de 2015, 9h27min

    Muito obrigada, mas e se eu fosse no conselho tutelar, por eu ser menor de idade, adiantaria? meu irmão irá me ajudar, mas não temos dinheiro para um advogado.

    D

    Desconhecido Segunda, 23 de novembro de 2015, 9h54min Editado

    O Conselheiro poderá apenas te orientar, auxiliar; mas não tem competência para propor ação de alimentos.
    Caso você não tenha condições para arcar com um advogado, procure a Defensoria Pública.

    Atenciosamente,
    Rulian Mendes